A Ascenty, provedora de serviços de data centers e conectividade na América Latina, conta com um data center de 9000 m² de área total, 10 MW de energia, em operação desde 2015 em Maracanaú, a 30 km da orla da Praia do Futuro, em Fortaleza, CE. “Hoje, o Ceará se tornou um centro tecnológico significativo, abrigando uma combinação única de infraestrutura, que inclui o ponto de chegada dos cabos submarinos (CLS - Cable Landing Stations), empresas de conteúdo e provedores de Internet. Vimos esse potencial quando trouxemos a nossa infraestrutura para cá e com a demanda crescente das empresas da região por conectividade e conexão com nuvens públicas. Aumentamos nossa equipe de vendas local e contamos com disponibilidade imediata para abrigar novos clientes e projetos”, explica Marcos Siqueira, COO & Head de Vendas da Ascenty.

Além do espaço e capacidade energética, a operação de Maracanaú (Fortaleza I) permite a interconexão direta com o IX Fortaleza (Internet Exchange Point), que facilita a troca de tráfego de Internet com diversos provedores e empresas, e garante alta performance na comunicação com outros players do mercado. Além disso, o data center está próximo e conectado a todos os Cable Landing Stations (CLS), que são os pontos de aterrissagem dos cabos submarinos, porém, longe o suficiente para evitar a degradação dos equipamentos acelerada pela maresia. A empresa dispõe de uma rede dedicada, com 5000 km fibra óptica em todo o Brasil, com três diferentes rotas capaz de conectar todos os data centers da empresa e interconectá-los aos principais provedores de conteúdo e nuvem, operadoras de telecomunicações e infraestruturas externas.

Nos últimos anos, a Ascenty tem investido no aprimoramento da oferta de colocation, que permite às empresas terceirizar sua infraestrutura de TI. Além da segurança física, disponibilidade de energia, redundância e escalabilidade, a companhia conta com um ecossistema que permite a integração de diferentes serviços de nuvem e armazenamento, em sinergia com provedores de telecomunicações.

Segundo o executivo, a Ascenty ainda investe constantemente em equipes de vendas e pré-vendas, que desempenham hoje um papel consultivo fundamental para a aquisição de novos clientes e atendimento às empresas que estão atualmente em seu portfólio. “Em dezembro de 2023, aumentamos nossa força de vendas em 60% no país, aumentando o foco no Nordeste”, conta Siqueira.

Em 2023, a Ascenty obteve um percentual de crescimento de 20%, com um investimento de mais de US$ 1 bilhão, voltado para suas operações no Brasil. A perspectiva para 2024 é de um aumento semelhante. “A capacidade de abrigar novas empresas na nossa operação no Nordeste faz parte da estratégia para alcançar essa meta e repetir o número este ano”, completa o executivo.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025