O crescimento do mercado de banda larga no Brasil tem despertado a atenção de agentes financeiros e grupos econômicos dispostos a investir no setor. Muitos provedores de Internet já foram comprados, outros estão em processo de diligência e consolidação. Milhares de empresas, no entanto, são de pequeno porte, com atuação local e capilarizada pelo país. De que forma podem se tornar atrativas para uma futura venda ou entrada de capitais?

A Advisia Investimentos, consultoria especializada em fusões e aquisições, com atuação no Brasil e na Europa, pode ajudar nesse sentido. “Apoiamos em toda a estruturação do plano de negócios, projetando o crescimento da operação e servindo como apoio aos empresários na formalização de processos internos. Quando a empresa está organizada e preparada, ou quando uma boa oportunidade de negócios surge, debatemos uma potencial operação”, diz André Alves, sócio da Advisia à frente dos negócios de telecomunicações. O grupo, que está há 18 anos no mercado, também atua em diversos outros segmentos em mais de 14 países.

A Advisia traz na bagagem uma ampla expertise com grandes operadoras. Em 2013, foi responsável pela modelagem de custos e transição do modelo de tarifas de interconexão para a Anatel-ITU; poucos anos depois fez todo o planejamento estratégico da agência. Tornou-se referência para os provedores após o processo de fusão e compra das oito empresas de Minas Gerais pela Vinci Partners, criando a Vero Internet, em 2019. Mais recentemente, atuou na assessoria da venda da Desktop para o fundo HIG; na Conexão para o fundo Acon e nas consolidações dos grupos Blink, de Belo Horizonte, MG, que uniu a Telecom Dados, Tremnet e Blink Telecom; e Proxxima Telecom, sediada em Campina Grande, PB, resultado da união de oito provedores do Nordeste, conhecidos como Milha Telecom. Há ainda diversos processos e conversas em andamento.

Segundo o executivo, um diferencial da Advisia Investimentos está no traquejo de consultoria estratégica existente no Grupo Advisia, que conta com a Advisia OC&C Strategy Consultants. “Essa visão é fundamental para robustecer o provedor ao escrutínio de um potencial comprador”, diz. Como a maioria das empresas nascem pequenas, com estrutura familiar e poucos recursos, muitas vezes o crescimento não é ordenado, podendo depreciar o valor do negócio em taxas que variam de 20% a 30%, o que inviabiliza algumas transações. Com o apoio da Advisia, essa perda não acontece. “Buscamos apoiar nossos clientes na estruturação de suas informações operacionais e financeiras, não permitindo sua desvalorização”, diz a associate Laura Rodrigues.

Para que a operação atinja o patamar desejado pelo empreendedor, a Advisia faz uma análise minuciosa não apenas do balanço financeiro e contábil, mas também dos aspectos técnicos, como a topologia de rede, splitagem da fibra e tecnologias, um trabalho que pode levar de seis meses a dois anos para ser concluído. As avaliações são feitas sob três dimensões: negócios (perspectivas de crescimento e competitividade na região onde atua); gestão e controle (indicadores de rede e margem Ebtida); e contratual e tributária (relações comerciais e profissionais, formalização de contratos e impostos). A oferta de FTTH – fiber to the home é um dos pontos positivos. “Um negócio é valorizado pela expectativa de geração de caixa futuro. Quando o provedor conta com uma rede óptica bem estruturada, ele pode oferecer uma gama de produtos, o tíquete é superior”, afirma Laura.

Segundo a executiva, a Advisia tem sido muito procurada não apenas para compra e venda de ativos, mas também para a chamada “fusão sem cash”, uma opção recomendada para que provedores de menor porte, por exemplo, com 10 mil a 30 mil acessos, tornem-se consolidadores e, portanto, mais atrativos. “As empresas ganham poder de mercado e ficam prontas para uma passagem de bastão”, diz. Mas há casos de fusão que não se destinam a uma transação imediata, mas fazem parte de um plano estratégico de crescimento.

O mercado de banda larga fixa continua aquecido. “Nossos clientes são bastante assediados. Há muito dinheiro vindo para o setor. Se somarmos as novas adições de fibra, da ordem de 600 mil acessos por mês, estamos falando de cerca de R$ 400 milhões de investimentos a cada mês somente com instalação de clientes, tomando como referência o valor de R$ 600 por instalação. Isso sem considerar investimentos em backbone e aquisições de carteiras. Com os IPOs homologados neste primeiro semestre e os grandes fundos que continuam bastante atuantes espera-se que ainda mais recursos sejam injetados no setor”, afirma Alves.

De acordo com o relatório da banda larga fixa da Anatel, os provedores regionais lideram o mercado de FTTH, com 11,3 milhões dos acessos, ou 60,4% da base brasileira, que foi de 18,7 milhões de contratos em março. O volume é 62,7% mais alto na comparação com o mesmo período do ano passado. No geral, 36,2 milhões de acessos banda larga foram reportados em março no país, incluídas todas as tecnologias.

Para os consultores da Advisia, os grandes consolidadores estão optando por manter os sócios antigos na gestão após a compra de operações, pois entendem que o conhecimento do sócio fundador (1ª ou 2ª geração) é fundamental para a manutenção dos planos de expansão e competitividade da empresa. “Os clientes dos provedores estão acostumados a serem atendidos por pessoas próximas o suficiente dos problemas da sua cidade. Manter a regionalização no atendimento e operação é peça chave para o sucesso dos negócios”, finaliza Laura.



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