A RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa abriu uma chamada pública em busca de parceiros interessados em participar do programa OpenRAN@Brasil, iniciativa com objetivo de impulsionar uma nova geração de redes móveis abertas e desagregadas no Brasil. A organização procura instituições que possam colaborar na expansão do seu ambiente de experimentação (testbed) para as regiões Norte, Nordeste e Sul do país. As propostas podem ser enviadas até 27 de julho.

Podem participar da chamada as organizações usuárias do Sistema RNP, como instituições de ensino e pesquisa e ambientes promotores de inovação, além dos POPs - pontos de presença da RNP localizados nas regiões de interesse. As candidatas devem ter conectividade mínima de 10 Gbit/s com a RNP ou assumir o compromisso de estabelecer essa conexão até setembro de 2026. Também é necessário contar com espaço físico climatizado para receber os equipamentos, infraestrutura elétrica compatível e área disponível para instalação de antenas 5G.

A chamada faz parte da fase 3 do programa, executado pela RNP em parceria com o CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, e corresponde à primeira etapa do processo para selecionar novos parceiros. Seu objetivo é identificar e homologar as instituições que possuem condições técnicas de receber uma das ilhas do programa.

Na segunda etapa, que será realizada depois da divulgação dos resultados da primeira fase, serão selecionadas propostas de desenvolvimento de aplicações 5G Open RAN. As submissões de propostas para as segundas etapas deverão ser realizadas em parceria entre grupos de pesquisa e as instituições homologadas previamente como hospedeiras das novas ilhas.

Informações no site: https://www.rnp.br/chamadas-publicas/chamada-publica-para-expansao-do-testbed-do-openranbrasil/



Mais Notícias RTI



Deutsche Telekom expande oferta de conectividade móvel em parceria com a Starlink

Solução de satélite de baixa órbita é focada no segmento B2B.

06/10/2025


Estudo da Omdia aponta crescimento de investimentos em fibra óptica

O Brasil é um dos países que mais cresceram em FTTH no segundo trimestre de 2025.

07/10/2025


Metrô de São Paulo tem novo sistema digital para aumentar segurança

Sistema de comunicação por rádio móvel terrestre moderniza operações nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

06/10/2025