O Ministério das Comunicações prorrogou até 11 de agosto o prazo para o envio de contribuições à tomada de subsídios da Política Nacional de Cabos Submarinos. A iniciativa busca fortalecer a infraestrutura digital brasileira, ampliar a conectividade em regiões carentes, especialmente no Norte do país.
A data limite anterior, marcada para 27 de junho, foi estendida conforme publicação no Diário Oficial da União de 25 de junho. A consulta está disponível na plataforma Participa + Brasil e é aberta a especialistas, empresas, entidades e cidadãos interessados em contribuir com a formulação da nova política.
A expectativa é que a política seja lançada ainda em 2025. O documento trará diretrizes para a expansão de cabos submarinos em áreas com baixa infraestrutura, aumentando a redundância de redes, a resiliência digital e a segurança jurídica para novos investimentos.
A consulta está estruturada em cinco eixos temáticos: Localização estratégica de novas Zonas de Interesse para ancoragem (ZIAs), Governança e articulação entre entes federativos, Incentivos fiscais e regulatórios, Sustentabilidade ambiental e social; e Segurança, resiliência e capacitação técnica.
A tomada de subsídios foi iniciada em 13 de maio e tem papel essencial na construção de um marco normativo moderno, com previsibilidade regulatória e ambiente favorável a investimentos em infraestrutura digital.
Mais Notícias RTI
Solução de satélite de baixa órbita é focada no segmento B2B.
06/10/2025
O Brasil é um dos países que mais cresceram em FTTH no segundo trimestre de 2025.
07/10/2025
Sistema de comunicação por rádio móvel terrestre moderniza operações nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
06/10/2025