A Consultoria Teleco, a pedido da Abrintel – Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações, realizou um levantamento sobre a qualidade da conexão de Internet na cidade de São Paulo. Segundo o levantamento, das mais de 103 mil estações de telecomunicações instaladas no Brasil, 7509 estão na cidade de São Paulo. Com base nesse número, estima-se que uma cidade como São Paulo precisaria duplicar o número de estações atuais para oferecer um serviço de qualidade em todas as localidades, dinamizar a economia digital, ajudar a reduzir a desigualdade social e viabilizar uma cidade conectada.
Quando os dados apurados de distribuição de infraestrutura são relacionados com a distribuição da renda média nas localidades, observa-se que a desigualdade de acesso a essa infraestrutura atinge mais a população que ganha menos. A maior carência de antenas nos distritos que apresentam renda média mais baixa, como Perus, Cidade Tiradentes e Capela do Socorro, é ilustrada pelo maior número de pessoas atendidas por uma mesma infraestrutura, menos infraestrutura por km² e menor quantidade de antenas ocasionado em uma conexão residual, abaixo do indicado.
Já distritos com renda domiciliar mais alta, como Vila Mariana e Pinheiros, possuem menos pessoas atendidas por uma mesma infraestrutura, mais infraestrutura por km² e maior quantidade de antenas.
“A conectividade é ferramenta indispensável na promoção do desenvolvimento econômico e na redução da desigualdade social e esses números nos permitem concluir que há uma necessidade inegável de mudança na legislação para permitir a implantação de infraestrutura, com o objetivo de levar a abrangência dos serviços de conectividade móvel, em sua melhor forma, às periferias da cidade de São Paulo”, afirma Luciano Stutz, presidente da Abrintel.
Mais Notícias RTI
A proteção contra incêndios em data centers é um tema crucial para a segurança e continuidade operacional de empresas que dependem desses ambientes críticos. Um incêndio em um data center pode resultar em consequências devastadoras, incluindo a destruição de ativos e infraestrutura, grandes prejuízos financeiros, danos à imagem e credibilidade da empresa, além de possíveis ações de indenização por prejuízos a terceiros.
23/05/2025
É o que mostra o Ministério de Minas e Energia.
23/05/2025
Iniciativa visa tornar o estado um polo nacional e internacional de Inteligência Artificial.
23/05/2025