Há no momento 42 projetos de grandes data centers registrados no MME - Ministério de Minas e Energia nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio de Janeiro e Bahia. Isso indica uma demanda máxima acumulada que poderá alcançar 15,2 GW até 2035, caso todos consigam pareceres de acesso favoráveis no NOS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. Os números são detalhados na reportagem especial Data centers: cenário atual do setor no Brasil e perspectivas, publicada da edição de maio da RTIissuu.com/aranda_editora/docs/rti_maio_2025/34?fr=xKAE9_zMzMw página 34.

Desse total, 12 projetos (2,5 GW) já têm portarias publicadas pelo MME, última etapa de análise do Ministério, publicada no Diário Oficial da União e que permite ao empreendedor iniciar o pedido de acesso ao operador para futura assinatura de um contrato de uso do sistema de transmissão (CUST).

Boa parte desses projetos na fila são de grande porte, daí a necessidade de conexão direta à rede básica do SIN - Sistema Interligado Nacional. Essa característica, além de tornar o processo mais demorado, de quase dois anos, também ultimamente tem esbarrado na falta de margem de escoamento suficiente para conexão das grandes cargas envolvidas dos projetos em pontos da rede já sobrecarregadas, principalmente no Nordeste.

Nessa mesma frente de atuação, a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou em 20 de maio as regras para acesso de grandes consumidores de energia, como data centers e plantas de hidrogênio verde, à Rede Básica, com base na análise de contribuições de consulta pública (23/2024). A meta é criar regulamentação para melhorar a alocação de custos e responsabilidades dos consumidores ultra-eletrointensivos, principalmente os data centers e projetos de hidrogênio verde. A partir da publicação da resolução, serão exigidos aportes de garantias financeiras como condição para solicitar parecer de acesso e assinatura do contrato de uso do sistema (Cust). A medida busca dar segurança ao planejamento da expansão da rede, garantindo que novos grandes consumidores eletrointensivos efetivamente concluam suas obras, diante da necessidade de aprimoramento das normas com o aumento dos pedidos de cargas por conexão na rede básica.



Mais Notícias RTI



Proteção Contra Incêndios em Data Centers: Estratégias Essenciais para a Continuidade dos Negócios

A proteção contra incêndios em data centers é um tema crucial para a segurança e continuidade operacional de empresas que dependem desses ambientes críticos. Um incêndio em um data center pode resultar em consequências devastadoras, incluindo a destruição de ativos e infraestrutura, grandes prejuízos financeiros, danos à imagem e credibilidade da empresa, além de possíveis ações de indenização por prejuízos a terceiros.

23/05/2025


Lei que incentiva desenvolvimento de recursos de IA é aprovada em Goiás

Iniciativa visa tornar o estado um polo nacional e internacional de Inteligência Artificial.

23/05/2025


Roblox anuncia planos para um data center no Brasil em 2026

A estrutura estará localizada em São Paulo.

23/05/2025