A Oi anunciou o lançamento do Oi Fibra, serviço de Internet por fibra óptica em São Paulo. Com isso, a empresa passou a estar presente em todos os estados e em 100% das capitais.

Principal pilar do plano de transformação da companhia, a Oi Fibra cresceu 150% em número de clientes nos últimos 12 meses, o equivalente a 1,5 milhão de novas conexões nas 142 cidades, incluindo São Paulo, onde já está disponível. O serviço superou este mês a marca de 2,5 milhões de clientes e, com isso, o número de assinantes da companhia com acesso à Internet via fibra óptica ultrapassou o de conectados por tecnologia de cobre.

A partir de agora, além dos clientes corporativos da capital paulista que já eram atendidos pela Oi Soluções, os assinantes empresariais e residenciais também poderão usufruir do serviço. A expectativa da Oi é cobrir 400 mil domicílios (homes passed) em São Paulo ainda em 2021 e chegar a 2 milhões em 2022.

“Embora o mercado de São Paulo seja o mais competitivo do país, sabemos que ainda existe bastante espaço para a penetração da fibra. A nossa oferta é completa e vai além da conectividade, com a entrega de serviços digitais, como por exemplo de casa inteligente e conteúdo voltado para entretenimento”, afirma Bernardo Winik, vice-presidente de clientes da Oi (foto).

A expansão da oferta da Oi Fibra na capital paulista segue a mesma estratégia aplicada pela companhia nas demais regiões do país, de avançar de acordo com a demanda e reutilizando a sua infraestrutura de rede de transporte já existente, o que garante mais agilidade e baixo custo de implementação. A Oi já conta com 5,2 mil quilômetros de rede implantados em localidades estratégicas de São Paulo para atendimento aos clientes da Oi Soluções, que também vão se beneficiar com a expansão da fibra no estado.

Lançada em 2018, a Oi Fibra apresenta mais de 350 mil quilômetros de extensão e uma rede de transporte de alta capacidade. Segundo um comunicado da companhia, relatórios da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações apontam que a Oi liderou as adições líquidas de clientes do mercado de fibra óptica no ano entre as grandes operadoras, com desempenho cerca de 56% superior ao segundo colocado e 15% a mais que a soma das três concorrentes. O resultado também se refletiu na receita do serviço, que praticamente quadruplicou no período, atingindo R$ 1,4 bilhão, contra R$ 285 milhões em 2019.

A partir de agora, a Oi Fibra está presente em 142 municípios, tem capacidade de instalação em 10,9 milhões de endereços e conta com 2,5 milhões de clientes, distribuídos em todos os estados. Até o fim do ano, a companhia planeja expandir o serviço para 228 municípios, conquistar 3,5 milhões de clientes e ter disponibilidade para instalação em 14,8 milhões de endereços.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025