Os grupos geradores Cummins Power Generation agora contam com a sala de testes de engenharia dedicada para validação de novos equipamentos e/ou atualizações de produtos da marca. A Cummins Brasil acaba de inaugurar esse novo espaço na planta localizada em Guarulhos, SP, em uma área de 240 m2. Com investimentos da ordem de R$ 4 milhões para aquisição de equipamentos e novas instalações prediais, o espaço conta com sala de testes indoor, sala de controle e área externa para ensaios.

A nova sala de testes é capaz de realizar ensaios de grupos geradores de até 1000 kW em temperatura ambiente controlada, que pode chegar até 50ºC. O sistema de insuflamento é responsável por fazer o controle da temperatura e da contrapressão, de até 2 polegadas de água, para verificação do fluxo e vazão de gases.

São 26 testes no total; entre os mais relevantes, o teste de potência, vibração linear e torsional de controle, qualidade de energia elétrica, ensaio do sistema de arrefecimento e dos componentes que podem ser submetidos a testes individuais. “Para atender às especificações da Cummins, desenvolvemos uma área externa dedicada à realização de teste de nível de ruído”, afirma Tancredo Neris, supervisor de Engenharia de Produto da Cummins Power Generation.

“Mais recursos para validação em ambiente totalmente flexível e dedicado com coleta de dados vão nos proporcionar também mais autonomia para o desenvolvimento de novos produtos”,  afirma Caio Cesar Ridigolo, engenheiro de Produto Sênior da Cummins Power Generation Brasil.
“A obtenção de dados vai nos permitir realizar avaliações mais minuciosas e os testes também irão variar de acordo com o nível do projeto. Os ensaios para atualização de um equipamento, por exemplo, podem ser tão complexos quanto o desenvolvimento de um novo produto”, reforça o engenheiro.

Automatizada, a nova sala traz ainda infraestrutura completa de segurança, com controle de acesso e de todo o processo por meio da sala de controle, além de câmeras (seis internas e três externas) para visualização da operação. O projeto brasileiro atende ao mesmo padrão de desempenho das demais salas de testes dedicadas da Cummins Power Generation, nos EUA, Índia, Inglaterra e China.

A Cummins Brasil produz os principais componentes (as soluções são integradas) que compõem um grupo gerador: motor, alternador, filtro e controlador. A Cummins oferece modelos específicos que variam entre 53 e 750 kVA, fabricados no Brasil, com elevado índice de conteúdo local.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024