O CPQD definiu que a inauguração de seu primeiro laboratório voltado a ensaios de avaliação da conformidade de equipamentos 5G acontecerá em dezembro. A iniciativa vem ao encontro da necessidade de fabricantes e fornecedores de terminais e estações radiobase, que a partir de 31 de janeiro terão de apresentar os certificados de conformidade de suas soluções para homologação junto à Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.

“Estamos investindo em uma plataforma que contempla todo o conjunto de ensaios estabelecidos pela Anatel para a certificação e homologação de telefones celulares e estações terminais de acesso com tecnologia 5G”, afirma Luiz Rômulo Guidugli Filho, gerente de avaliação da conformidade do CPQD. “Assim, a partir de dezembro, estaremos prontos para realizar 100% dos ensaios exigidos pela agência para que esses dispositivos possam ser comercializados no país”, acrescenta.

Segundo a Anatel, o objetivo dos ensaios é garantir às novas redes 5G requisitos mínimos de qualidade, segurança, interoperabilidade e proteção do espectro radioelétrico. Assim, os ensaios de avaliação da conformidade oferecidos pelo novo laboratório 5G do CPQD contemplam testes funcionais, de compatibilidade eletromagnética, de segurança e exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos.

As empresas interessadas podem preencher um formulário para obter mais informações no link: https://bit.ly/2HVdope.





Mais Notícias RTI



Oi e Faro Energy fecham parceria para uso de energia solar em Minas Gerais

Com capacidade de mais de 21 GWh/ano, usinas vão atender quase 2 mil unidades da operadora.

07/12/2020


Empresas brasileiras adotam serviços de nuvem pública durante a pandemia

Segundo relatório, empresas buscam flexibilidade e escalabilidade.

07/12/2020


InterNexa Brasil ilumina rotas entre São Paulo e Rio de Janeiro com DWDM

Sistema fornecido pela Padtec garante tráfego de dados a 300 Gbit/s na região.

07/12/2020