O Itaú Unibanco Holding selecionou a AWS como seu provedor estratégico de nuvem de longo prazo para acelerar sua transformação digital e melhorar a experiência bancária de seus 56 milhões de clientes em todo o mundo. Como parte do acordo de 10 anos, o Itaú Unibanco vai migrar a maior parcela de sua infraestrutura de TI dos mainframes e de seus data centers para a nuvem. 

O Itaú Unibanco também levará suas principais plataformas bancárias, soluções de call center, aplicativos bancários on-line e móveis para a AWS, criando uma arquitetura tecnológica mais flexível e eficiente que ajudará o banco a introduzir novos serviços para o cliente de forma mais rápida e com menores custos operacionais.  Além disso, o banco aproveitará a infraestrutura da AWS e a amplitude dos serviços, incluindo analytics, machine learning, serverless, contêineres, banco de dados gerenciado, processamento, armazenamento e segurança, para captura de informação e insights que permitam o desenvolvimento de novas linhas de negócios e aplicativos com segurança e dentro da conformidade regulatória. O banco também planeja capacitar milhares de seus colaboradores, além dos 1300 profissionais já treinados em tecnologias avançadas em nuvem, para estimular e acelerar a inovação. 

A instituição está expandindo o uso do amplo portfólio de recursos da AWS em todas as linhas de negócios bancários, cartões de crédito e seguros, bem como em todas as suas subsidiárias, como a Rede, uma das maiores provedoras de soluções de pagamento eletrônico do Brasil. O Itaú Unibanco utiliza a Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) para fornecer capacidade de computação segura e escalável para o Pix, a primeira plataforma nacional de pagamento instantâneo digital do Brasil que ajuda a reduzir a dependência de transações baseadas em dinheiro e cartão de crédito. 

Da mesma forma, o Itaú Unibanco utiliza o Amazon Elastic Container Service (Amazon ECS) e o AWS Lambda (serviço de computação serverless da AWS), para lançar e escalar novas ofertas de serviços financeiros, incluindo o iti, plataforma de conta digital gratuita do banco que permite aos usuários digitalizar QR codes para pagar de forma fácil e segura produtos e serviços, além de transferir fundos.

 


Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024