No dia 8 de julho, o prefeito Paulo Sérgio, de Uberlândia, MG, anunciou que a cidade será sede do primeiro data center de IA - Inteligência Artificial do Sudeste brasileiro, uma iniciativa da RT‑One, empresa norte‑americana especializada em IA, segurança cibernética e computação em nuvem. O investimento inicial de R$ 6 bilhões visa transformar a cidade em referência tecnológica no país e deve gerar cerca de 2000 empregos já nos primeiros três anos de operação, além de centenas de vagas na fase de construção.

Segundo o prefeito, trata‑se de “uma oportunidade ímpar” para promover inovação, desenvolvimento econômico e qualificação profissional. O CEO da RT‑One, Fernando Palamone, ressaltou que a escolha por Uberlândia se deve ao forte ecossistema de startups, à parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e à capacidade hídrica e energética da cidade.

O data center será erguido em um parque tecnológico modular com cerca de 245 mil m², com capacidade inicial de 100 MW, podendo chegar a 400 MW, e será um dos maiores da América Latina. Contará com infraestrutura de ponta, incluindo refrigeração líquida e sistemas avançados de gerenciamento energético, além de buscar certificação internacional de sustentabilidade e operar com matriz renovável.



Mais Notícias RTI



Bemobi transforma jornada do cliente da Sabesp com novos canais digitais, IA e soluções de pagamento

Novas soluções digitais já estão disponíveis em todos os canais da empresa de saneamento.

22/08/2025


Brisanet cresce 18% em receita e amplia base móvel

Receita líquida alcança R$ 410 milhões, com destaque para expansão no segmento de telefonia móvel.

22/08/2025


Prysmian destaca UCCONNECT como solução para cabeamento estruturado

Voltada para infraestruturas de alta exigência, linha oferece soluções em cobre com instalação eficiente e garantia estendida.

22/08/2025