A Royos (Áustria) desenvolveu uma ferramenta para soldagem por fricção que torna possível a junção de metais e plásticos de forma totalmente automatizada. Denominado PSW, o método leva à obtenção de conjuntos que incorporam juntas soldadas resistentes e livres de poros, sem a necessidade de parafusos ou adesivos.

 

Operando em baixas temperaturas, com base na agitação do material polimérico na superfície do material metálico, a ferramenta promove a formação de juntas com resistência estrutural ao cisalhamento na faixa de 30 MPa, validada ciclicamente, o que traz uma nova perspectiva para o projeto de componentes híbridos.

 

A ferramenta possui interfaces padrão do tipo SK 40, SK 50, HSK63 e HSK100 para adaptação em máquinas CNC, executando juntas de topo (bastante comuns na soldagem de chapas metálicas e plásticos), juntas de sobreposição (para chapas metálicas e peças fundidas de alumínio) e juntas em T. Um vídeo disponível no portal da Royos mostra a junção de chapas de alumínio com uma placa de policarbonato e uma de poliamida.

 

A tecnologia tem o potencial de reduzir o peso de diferentes tipos de conjuntos, por tornar viável a junção de metais com materiais plásticos reforçados como a poliamida com fibra de vidro, cuja resistência é comparável à de alguns metais.

 

As estruturas que podem ser obtidas são usadas tipicamente na fabricação de aeronaves, carcaças de baterias ou componentes de precisão.

 

Mais informações podem ser obtidas via formulário de contato no site da Royos: https://royos.at/kontakt/

 

 

____________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________________


Imagem: Royos

 

Leia também:

 


Equipamento de soldagem de plásticos por ultrassom reduz ciclo de trabalho


 

Fixação dupla para a soldagem de peças plásticas


 



Mais Notícias RTI



Grafenoplast 3a edição vai tratar de normas e aplicações em ambiente de produção

A nova edição do Grafenoplast vai acontecer no dia 9 de setembro e vai reunir pesquisadores e empresas que já estão desenvolvendo produtos plásticos utilizando formulações que contêm o nanomaterial.

07/07/2026


SENAI e MDIC no fomento à inovação na cadeia de autopeças e ferramentaria

Com subvenções de até 60% em projetos de P&D, iniciativa do SENAI e MDIC apoia consórcios industriais para o desenvolvimento de novos processos de fabricação. Os prazos para submissão de projetos são 30 de julho e 28 de agosto.

07/07/2026


Ensaios alinham bioplásticos às exigências locais e internacionais

Com métodos reconhecidos globalmente, laboratório internacional passa a oferecer no mercado brasileiro os seus serviços de testes de compostabilidade, assegurando conformidade técnica para produtos fabricados com bioplásticos.

08/07/2026