A austríaca Engel, fabricante de injetoras com unidade brasileira em Cotia (SP), anunciou durante a feira K a aquisição da norte-americana Trexel, desenvolvedora da tecnologia MuCell, um processo de formação de espuma microcelular por meio físico, na moldagem por injeção. O método permite a redução de peso de componentes injetados, sem prejuízo de seu desempenho.

 

Com a aquisição, a Trexel expande a rede para difusão do uso do MuCell, operando de forma independente, mas se beneficiando do posicionamento global da Engel. A empresa manterá seu compromisso com o segmento de calçados e seguirá também promovendo o aspecto de sustentabilidade do processo de espumação, que permite o uso de menos volume de material. "A Trexel é pioneira em formação de espuma física, uma tecnologia que tem um enorme potencial”, afirmou Stefan Engleder, CEO do Grupo Engel.

Johannes Kilian e Levi Kischbaugh, ambos do setor de relacionamento com o cliente da Trexel/Engel, durante a feira K

 

A Engel e a Trexel são parceiras de longa data no uso da tecnologia de espumação física em componentes injetados. "Com esta aquisição, estamos acelerando a integração do MuCell no processo de moldagem por injeção. Agora também temos a capacidade de escalar com mais facilidade — porque estamos convencidos de que a espumação é um mercado em crescimento", acrescentou Engleder.

 

A partir de agora a Trexel passa a operar como Trexel GmbH, com sede na Áustria. As unidades nos Estados Unidos, Alemanha e China permanecem inalteradas como centros de atendimento a clientes globais.

 

Foco em tecnologia e parcerias estratégicas

 

Ao comentar sobre a participação da Engel na feira K deste ano, o diretor geral da Engel Brasil, Udo Loehken (foto ao lado), explicou: “Nosso foco foi claro: mostrar ao mercado que a Engel está preparada para ser o parceiro estratégico dos transformadores de plástico por injeção. As soluções que apresentamos não apenas atendem às demandas atuais, mas antecipam as necessidades futuras da indústria”.


O executivo enumerou os três principais pilares de inovação da empresa.

 

1. Soluções digitais – Evolução da já consolidada família inject 4.0 com o lançamento do inject AI, demonstrando como a inteligência artificial pode tornar as máquinas de injeção cada vez mais autônomas e eficientes.

 

2. Novas linhas de máquinas elétricas – Apresentação da victory electric, uma máquina sem colunas e totalmente elétrica, que une tradição e inovação. Também foi lançada a e-win, uma solução robusta, precisa e com excelente custo-benefício, alinhada às tendências globais de eletrificação


3. Tecnologias para um futuro sustentável – Aplicações reais que já atendem às exigências europeias de 2030, como a produção de embalagens com PET reciclado. Além disso, foi destacada a tecnologia clearmelt para peças automotivas e o uso de expansores físicos e químicos para reduzir peso, custo e tempo de ciclo.

 

A Engel reafirma seu compromisso com a excelência, a sustentabilidade e a parceria de longo prazo com seus clientes. Estamos prontos para construir, juntos, o futuro da transformação por injeção de plástico”, concluiu Udo.

 

 

 

____________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________________

 

Imagem: Engel

 

Leia também:

 

Sistemas de IA se tornam adaptáveis ao ambiente fabril

 

Comau lança linha de robôs colaborativos

 



Mais Notícias RTI



Novos concentrados para formulações de PVC

Desenvolvedora de aditivos e masters apresentou na feira K as linhas de produtos que atendem às necessidades específicas do processamento de PVC.

14/10/2025


Novos catalisadores solucionam dilemas da cadeia do PET

Catalisadores à base de titânio desenvolvidos pela Clariant são mais sustentáveis e farão frente aos desafios da cadeia de suprimentos.

14/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025