A transformação digital das indústrias brasileiras pode ganhar um novo impulso com a aprovação de 91 projetos na chamada B+P Smart Factory BNDES/SENAI. A iniciativa destina R$ 45,3 milhões em recursos não reembolsáveis ao desenvolvimento de tecnologia voltada para a Indústria 4.0, com reflexos sobre toda a cadeia industrial do País. O Ceará se destacou como o estado com maior número de propostas aprovadas, seguido por Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Distrito Federal.

 

Voltada à modernização produtiva, a chamada Smart Factory oferece apoio técnico e financeiro para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias digitais, podendo cobrir até 70% do investimento total. As soluções planejadas abrangem robôs, inteligência artificial, sensores, sistemas móveis e simuladores, que são criados e testados em parceria com os Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI.

 

Um dos diferenciais do programa é a exigência de validação das tecnologias em ambiente real de produção, garantindo resultados práticos em eficiência e produtividade. A abordagem posiciona o Brasil em linha com as tendências globais de digitalização industrial. Os projetos terão início em dezembro deste ano.


 

________________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e  tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagem: Leudo Lima/SENAI


 


 

Leia também:


 

Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos


 

Sistema Wi-Fi promove comunicação entre máquinas industriais


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias RTI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025