A Vioneo, fabricante europeia de plásticos livres de matéria-prima de origem fóssil, anunciou a co
ntratação do grupo ECI para a implantação da sua primeira unidade de produção de polietileno de baixa densidade (PEBD) a partir de metanol verde certificado.
A planta será alimentada com energia renovável e utilizará tecnologia de autoclave de propriedade do Grupo ECI para a conversão de metanol verde – obtido de CO₂ biogênico oriundo de resíduos agrícolas e florestais – em PEBD de alto desempenho, rastreável e com certificado ISCC PLUS. A capacidade anual será de 110.000 toneladas de PEBD livre de insumos fósseis. A resina será destinada a aplicações críticas nos segmentos médico, automotivo, de embalagens e bens de consumo.
O empreendimento é apoiado pela A.P. Moller, empresa dinamarquesa de logística que controla a Maersk, e será realizado em parceria técnica a Repsol, que contribuirá com conhecimento técnico e comercial adquirido em mais de 55 anos de produção de polímeros em seus complexos na Espanha e Portugal, incluindo PEBD e EVA.
Saiba mais sobre plásticos de origem renovável lendo a seção Bioplásticos do portal da Plástico Industrial.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Imagem: Vioneo
Leia também:
Mais Notícias RTI
A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.
04/11/2025
Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.
04/11/2025
A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.
04/11/2025