A MEAF Machines (Holanda) vai apresentar duas novas séries de máquinas baseadas em sua tecnologia patenteada Xtender, projetadas para otimizar o processamento de materiais reciclados. O modelo MDX-IV, cujo protótipo estará em exibição, atua no aumento da viscosidade intrínseca (VI) e na descontaminação do material poli(tereftalato de etileno) reciclado (rPET), sendo indicada para setores como embalagens, reciclagem e produção de filmes e chapas.


A MDX-IV converte o rPET de baixa VI em um material de melhor qualidade, o que atende às metas da União Europeia constantes do Regulamento de Embalagens e Resíduos (PPWR), que exige até 2030 o mínimo de 30% de conteúdo reciclado em embalagens PET.

 

Outro destaque da MEAF será a máquina MDX-DEO, dedicada à descontaminação e desodorização de termoplásticos reciclados como PP, PE e PS, atendendo mercados restritos por exigências relacionadas a odores e compostos voláteis, tais como revestimentos para carpetes e interior automotivo. A máquina amplia a possibilidade de uso de fluxos de materiais reciclados de qualidade inferior, promovendo maior flexibilidade na reciclagem e atendendo segmentos que ainda enfrentam limitações na incorporação de conteúdo reciclado.

 

Essas soluções são essenciais para produtores que enfrentam o desafio de manter a qualidade dos produtos reciclados, ao mesmo tempo em que atendem políticas públicas rigorosas e a crescente pressão por sustentabilidade ambiental nos processos industriais.

 

As máquinas MDX-IV e MDX-DEO podem ser instaladas em extrusoras de rosca simples e dupla e estarão disponíveis para clientes em todo o mundo a partir do quarto trimestre deste ano.

 

Na K2025, a MEAF estará disponível no Pavilhão 17, Estande A22. Os desafios da indústria de plásticos em cena na K estão entre os temas abordados no hub de informações sobre a feira no nosso portal. 

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: MEAF

 

 

Leia também:

 

Resiban e eureciclo intensificam comercialização de plásticos reciclados


 

Reciclagem de espuma de PU é viável e será apresentada na K 2025

 



Mais Notícias RTI



Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025