Já está no mercado nacional a “O1NE”, embalagem monomaterial para café projetada para a reciclagem, desenvolvida a partir de uma parceria entre o Movimento Circular (São Paulo, SP), a Dow (São Paulo, SP), Valgroup (Lorena, SP) e a Catarina Café e Amor (São Paulo, SP).
Os trabalhos dedicados ao desenvolvimento da nova embalagem (foto) aconteceram no centro global de inovação em embalagens Pack Studios. De acordo com um comunicado à imprensa, a Dow e o Valgroup contribuíram com sua expertise em design técnico e diferenciais tecnológicos.
Embalagem que facilita sua reciclagem. Imagem: Divulgação.
Para a fabricação da embalagem O1NE foram utilizadas as resinas de alto desempenho Elite™ AT e Innate™ da Dow. A partir daí, foi concebido um modelo de embalagem que possui barreira à umidade e ao oxigênio, e que combina alta resistência mecânica e apelo visual, além de design que facilita a reciclagem.
“A embalagem O1NE é o primeiro modelo pensado desde a concepção para possibilitar a circularidade, onde a ciência de materiais oferece uma resposta concreta às demandas por embalagens sustentáveis”, comentou Vinicius Saraceni, diretor-geral do Movimento Circular.
“Queremos inspirar outros segmentos a seguir o mesmo caminho. Essa tecnologia é escalável e adaptável a diferentes setores como, por exemplo, alimentos, cosméticos e limpeza. É uma plataforma de inovação com potencial para redefinir os padrões de sustentabilidade da indústria de embalagens, especialmente no segmento de café, onde apresenta uma inovação sem precedentes no Brasil”, comentou Leticia Vanzetto, gerente de desenvolvimento de mercado para embalagens da Dow.
________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________
Confira mais notícias sobre o setor de embalagens:
KHS e Husky estão prontas para fabricar garrafa PET ultra leve
Chromoplast apresenta embalagens de alto desempenho para pet care
#CatarinaCaféeAmor #Dow #MovimentoCircular #Valgroup
Mais Notícias RTI
Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.
16/09/2025
Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.
09/09/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.
02/09/2025