O Porto de Imbituba, um dos mais relevantes do Sul do Brasil, acaba de inaugurar um data center de alta performance. Com investimento de R$ 8,5 milhões, a iniciativa busca aprimorar a eficiência das operações, fortalecer a conectividade com parceiros comerciais e elevar os níveis de segurança cibernética.

Projetada com foco em desempenho e escalabilidade, a estrutura já está em operação e incorpora recursos de IA - Inteligência Artificial, como redes neurais e algoritmos de aprendizado profundo, para automação de processos e redução de tempo de resposta nas atividades portuárias. O data center também atende às exigências de conectividade e disponibilidade exigidas pelo mercado internacional, oferecendo soluções de TI robustas e ágeis.

Com classificação Tier 3, a instalação conta com infraestrutura redundante, abastecida por duas subestações elétricas independentes, cada uma com geradores a diesel. Além disso, possui sistemas de UPS, ar-condicionado de precisão, rede óptica dedicada e mecanismos avançados de detecção e combate a incêndio, garantindo alto nível de confiabilidade e continuidade de serviço.

Segundo o gerente de tecnologia e automação da SCPAR Porto de Imbituba, Thiago Freitas Pollachini, trata-se de um momento histórico para o setor. “Até onde sabemos, este é possivelmente o primeiro porto brasileiro a contar com um data center classificado como Tier 3, com todos os recursos técnicos de redundância e segurança”, afirmou.

Para o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Christiano Lopes, o novo centro de dados reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade. “Buscamos soluções tecnológicas de ponta para garantir eficiência operacional e proteção das informações”, destacou.

O avanço tecnológico também viabiliza a criação de novos serviços digitais e plataformas de comunicação para os diversos stakeholders do porto, além de contribuir para a integração em cadeias logísticas globais.



Mais Notícias RTI



Governo Federal prorroga consulta pública para criação da Política Nacional de Cabos Submarinos

Contribuições podem ser enviadas até 11 de agosto na plataforma Participa + Brasil.

08/07/2025


RNP abre chamada em busca de instituições para fase 3 do OpenRAN@Brasil

As propostas podem ser enviadas até 27 de julho.

08/07/2025


TopMed mede impacto ambiental da telemedicina e evita emissão de 537 toneladas de CO₂ em 2024

Relatório inédito quantifica ganhos ambientais da telessaúde com redução de deslocamentos e emissões.

08/07/2025