O gerenciamento térmico está entre os principais desafios de um data center. Mas uma ferramenta desenvolvida pela empresa inglesa EkkoSense pode tornar a tarefa muito mais fácil e assertiva: o software EkkoSoft Critical apresenta uma visualização 3D, em tempo real, das condições ambientais da instalação, além de permitir o planejamento de capacidade, considerando refrigeração, energia e espaço. Com base em inteligência artificial e análise de machine learning, a solução converte leituras de sensores de racks e unidades de resfriamento em imagens representativas com sobreposições intuitivas, como azul para áreas frias e vermelho para equipamentos que merecem atenção.

“O EkkoSense ajuda as operadoras de data center a reduzir o risco térmico, economizar energia e liberar capacidade”, afirma Marco Motooka, diretor da InfoStructure, de Campinas, SP, empresa brasileira responsável pelo desenvolvimento de mercado e distribuição de produtos na América Latina. Segundo ele, a redução no consumo de energia com refrigeração é, em média, em torno de 30%. O retorno do investimento pode ser inferior a um ano.

 O produto garante 100% de conformidade com a temperatura no nível do rack, conforme previsto pela ASHRAE, eliminando riscos de paralisação por aquecimento, mas ao mesmo tempo evitando ar condicionado ocioso. “A maioria dos data centers opera com apenas 38% da capacidade de refrigeração”, diz ele. A abrangência do software é outro diferencial. Estima-se que menos de 5% dos gerentes de data centers são capazes de reunir e compreender os dados de linha de base para a análise de gerenciamento térmico. Com o EkkoSoft Critical, essa dificuldade não existe mais.

“Ao contrário das soluções DCIM e CFD excessivamente complexas, o software fornece recomendações tangíveis e fáceis de entender para economias por otimização em um ambiente imersivo e com granularidade sem precedentes”, diz Motooka. O custo acessível é outro benefício. O software também pode ser vendido na versão como serviço (SaaS). Ou seja, o cliente não precisa comprar a licença ou investir em hardware. “O EkkoSoft Critical permite que você libere recursos de M&E do data center enquanto fornece um alerta antecipado de falhas em equipamentos de ar condicionado, muito antes de um alarme ser acionado, por uma fração do custo de soluções de DCIM caras e complexas”, diz ele.

A InfoStructure se encarregará de realizar o desenvolvimento e distribuição de mercado com integradores especializados em data centers no Brasil. Site: www.infostructure.com.br.









Mais Notícias RTI



Conexão ISP acontece nos dias 6 e 7 de novembro em Maceió

Evento presencial da ASPEAL será realizado em parceria com o Studio Help.

30/10/2020


Vivo inaugura em São Pedro da Aldeia sua primeira usina a biogás no Brasil

Térmica fica no Aterro Sanitário de Dois Arcos.

30/10/2020


Life cresce 100% em telefonia IP nos últimos dois anos

Provedor de Marília, SP, utiliza as plataformas da VoIP Group.

30/10/2020