A EVEO, empresa brasileira de serviços de nuvem fundada em 1998, anunciou o início das operações de seu primeiro data center fora do Brasil. A nova estrutura, localizada em Miami, EUA, entrou em operação com o objetivo de oferecer aos clientes brasileiros uma alternativa mais competitiva e robusta de servidores dedicados, mantendo alta performance e latência reduzida. O investimento inicial projetado é de US$ 10 milhões até 2027.

A escolha de Miami se deve à posição estratégica como principal ponto de chegada dos cabos submarinos que conectam o Brasil ao exterior, como Monet, Americas-II e AMX-1. “Grande parte das fibras ópticas que saem de Fortaleza, Rio de Janeiro e Santos têm como ponto de chegada a região metropolitana de Miami. Isso faz do local a melhor opção para conectividade robusta e de baixa latência fora do Brasil”, explica Lucas Vanzin, Co-CEO da EVEO.

O novo data center será uma opção para empresas brasileiras que buscam soluções com maior capacidade de processamento, mas precisam de custos mais competitivos que as ofertas localizadas em data centers brasileiros. Essa diferença de valores existe especialmente por conta dos impostos relacionados à nacionalização dos servidores. A expectativa da EVEO é de que cerca de 20% da demanda atual de clientes utilize a nova operação, que deve se consolidar em pouco tempo como o terceiro principal site da empresa.

“Inicialmente a ideia será atender à demanda dos nossos clientes no Brasil com uma oferta mais competitiva e mais robusta. Não se trata de expansão para atender outros países neste momento, mas de uma solução que amplia a disponibilidade, a segurança e a flexibilidade para negócios brasileiros, inclusive aqueles que precisam de infraestrutura fora do país por questões estratégicas”, complementa Vanzin.



Mais Notícias RTI



Proteção Contra Incêndios em Data Centers: Estratégias Essenciais para a Continuidade dos Negócios

A proteção contra incêndios em data centers é um tema crucial para a segurança e continuidade operacional de empresas que dependem desses ambientes críticos. Um incêndio em um data center pode resultar em consequências devastadoras, incluindo a destruição de ativos e infraestrutura, grandes prejuízos financeiros, danos à imagem e credibilidade da empresa, além de possíveis ações de indenização por prejuízos a terceiros.

23/05/2025


Demanda de energia para data centers pode alcançar 15,2 GW até 2035 no Brasil

É o que mostra o Ministério de Minas e Energia.

23/05/2025


Lei que incentiva desenvolvimento de recursos de IA é aprovada em Goiás

Iniciativa visa tornar o estado um polo nacional e internacional de Inteligência Artificial.

23/05/2025