As obras de ampliação e modernização do data center principal (DC1) da Procempa, Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, concluídas em maio, adequaram o local às necessidades atuais de segurança, espaço e eficiência. A iniciativa permite a instalação de novos equipamentos de processamento e armazenamento de dados.

A diretora técnica da Procempa, Débora Roesler, destaca a importância da ampliação para a continuidade da eficiência nos serviços prestados ao cidadão. “A ampliação do DC1 não é apenas uma obra técnica, é também um passo concreto para melhorar os serviços que chegam à população. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que a tecnologia esteja sempre a serviço das pessoas", afirma.

“A modernização do DC1 representa um avanço fundamental na infraestrutura da Procempa. Equipamos nosso data center com tecnologias alinhadas aos padrões do setor. Isso garante uma base sólida para que a empresa continue operando com alto desempenho, confiabilidade e siga cumprindo seu papel como suporte tecnológico da capital”, ressalta o gerente do setor de Infraestrutura, Lino Kieling.

A ampliação de 25 metros quadrados e a qualificação da rede de eletricidade, climatização e segurança tornam o local capaz de comportar novos servidores. “Isso torna o DC1 capaz de hospedar, manter e processar mais informações e com maior velocidade, melhorando a eficiência dos serviços digitais oferecidos pela Procempa”, afirma o supervisor técnico encarregado pela operação do data center, Tiago de Oliveira.

As obras incluíram melhorias no fornecimento contínuo de energia e na estrutura de combate a incêndios, adequando o ambiente à demanda dos novos equipamentos. Para garantir a eficiência energética, os servidores foram instalados em áreas isoladas, onde o ar-condicionado é concentrado, reduzindo o consumo de energia. “Como data centers exigem refrigeração constante para evitar o superaquecimento, essa solução reduz o consumo de energia sem comprometer a segurança dos equipamentos”, explica o engenheiro da Procempa responsável pela manutenção do DC1, Thiago Garcia.

Entre os sistemas beneficiados pela ampliação do DC1 estão o Complexo Regulador da Saúde, que automatiza o agendamento de consultas, a ocupação de leitos e a gestão de procedimentos de alta complexidade no Rio Grande do Sul. Na área da educação, a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai) 4.0, que permite registrar, encaminhar e sistematizar informações sobre estudantes fora da escola por infrequência, evasão ou falta de acesso. Já na segurança pública, o cercamento eletrônico, que realiza o monitoramento diário de veículos em Porto Alegre, auxiliando na recuperação de automóveis roubados e na identificação de irregularidades.



Mais Notícias RTI



Proteção Contra Incêndios em Data Centers: Estratégias Essenciais para a Continuidade dos Negócios

A proteção contra incêndios em data centers é um tema crucial para a segurança e continuidade operacional de empresas que dependem desses ambientes críticos. Um incêndio em um data center pode resultar em consequências devastadoras, incluindo a destruição de ativos e infraestrutura, grandes prejuízos financeiros, danos à imagem e credibilidade da empresa, além de possíveis ações de indenização por prejuízos a terceiros.

23/05/2025


Demanda de energia para data centers pode alcançar 15,2 GW até 2035 no Brasil

É o que mostra o Ministério de Minas e Energia.

23/05/2025


Lei que incentiva desenvolvimento de recursos de IA é aprovada em Goiás

Iniciativa visa tornar o estado um polo nacional e internacional de Inteligência Artificial.

23/05/2025