A Cirion está concluindo as obras dos data centers de 20 MW de capacidade no Chile (SAN2) e no Peru (LIM2). A previsão de entrega é para o segundo semestre. Além desses, a empresa adquiriu no ano passado um terreno de 15 mil metros quadrados para a construção do segundo data center no Rio de Janeiro (RJ02), que terá capacidade de 50 MW e ficará adjacente ao seu data center de interconexão (RJ01).
“A companhia investe continuamente na ampliação da sua infraestrutura. Com esses investimentos, dos atuais 18 data centers na America Latina, a Cirion passará a 21 data centers na região”, afirma Eduardo Mattos, Diretor de Vendas de Service Provider - Datacenter da Cirion. Hoje, dos 18, três estão no Brasil, no Rio de Janeiro (RIO1), São Paulo (SAO1) e Curitiba (CUR1), que também passaram por expansão recente de capacidade.
Com mais de 30 anos de experiência operando serviços de conectividade e data center no mercado brasileiro e latino-americano, a Cirion é especializada em infraestrutura digital e tecnologia para provedores de Internet, operadoras e empresas na região. A operadora conta com infraestrutura própria, com uma rede de fibra óptica, terrestre e submarina, com mais de 104 mil km de extensão, passando por mais de 20 países da América Latina. Suas rotas de fibra interconectam diretamente com mais de 160 data centers na região, de todos os fornecedores, incluindo 21 data centers carrier-neutral próprios, incluindo os três em construção, em sete países, com capacidade total de 158 MW. Esta infraestrutura alcança mais de 300 cidades, criando um ecossistema digital que mais de 5500 clientes multinacionais e com sede na América Latina e interconecta hyperscalers, provedores de serviços, corporações e governos.
A Cirion conta com o respaldo da Stonepeak, uma empresa líder de investimentos alternativos especializada em infraestrutura e ativos reais, que administra ativos no valor aproximado de US$ 72 bilhões.
A Cirion também anunciou o início de operação de sua nova rota submarina internacional, a South American Crossing 2 (SAC-2), a expansão da sua rede de fibra com um novo duto preparado para IA, melhorando a conectividade entre a Cidade do México e Querétaro, e diversas expansões menores em longas distências e rotas metropolitanas no Brasil. Mais recentemente, lançou uma atualização que aumentou a capacidade da sua rede para 1,6 Tbit/s, permitindo conectar data centers chave na América Latina.
Mais Notícias RTI
Demanda por redes de longa distância de alta capacidade continua aquecida.
20/05/2025
No primeiro trimestre, a companhia já vistoriou mais de 12 mil postes em sua área de concessão.
19/05/2025