Está sendo criada agora em maio a ISPRIO, primeira associação voltada para provedores de Internet no estado do Rio de Janeiro. Liderada por Eugenio Velloso, consultor e CEO da Itanet, com mais de 15 anos de atuação no mercado de telecomunicações, a associação já reúne cerca de 20 integrantes e o número de adesões cresce a cada dia. Dados da Anatel informam a existência de 882 provedores com dispensa de outorga e 814 com outorga de banda larga fixa no estado fluminense.
A criação da ISPRIO foi impulsionada por desafios específicos enfrentados pelos provedores locais. Entre os principais problemas está a alta carga tributária no estado do Rio de Janeiro e “que deve ser agravada pela Reforma Tributária em andamento, gerando mais dificuldades no fluxo financeiro dos provedores”, diz o presidente da entidade.
Outro desafio é a dificuldade relacionada à regulamentação e ocupação de postes. Segundo Velloso, os preços cobrados pelas concessionárias de energia são elevados, chegando a R$ 13 por poste, enquanto as grandes operadoras pagam valores significativamente menores e enfrentam menos barreiras para aprovação de projetos. “Elas têm livre acesso aos postes”, afirma.
A falta de mão de obra especializada também é um grande obstáculo para o segmento. A ISPRJ está propondo a criação de escolas específicas por área de atuação (técnico, financeiro, comercial, tributário, entre outras) para formação e capacitação de profissionais que ainda não atuam na área, bem como os que desejam aprimoramento.
Além disso, a falta de representatividade em sindicatos e a ausência de negociações coletivas têm prejudicado os provedores menores. “Somos espremidos pela cadeia produtiva, pela justiça trabalhista e pelas distribuidoras de energia”, diz Velloso, destacando a necessidade de uma organização que lute pelos interesses específicos do setor.
Diferentemente das grandes associações nacionais, que muitas vezes têm um foco comercial amplo, a ISPRIO busca atender às demandas locais dos provedores do estado. A entidade pretende atuar diretamente junto aos órgãos competentes, como a Secretaria de Fazenda Estadual e concessionárias de energia, para questionar práticas tributárias e regulatórias que impactam negativamente os associados.
O fator “acesso a crédito” também é fundamental em um cenário de constante investimento. A ISPRJ vai buscar uma forma de contribuir com os associados na busca de soluções que viabilizem sua operação.
Outro diferencial é a promoção de oportunidades de negócios entre os associados. Ele acredita que a união entre provedores pode transformar a competitividade em colaboração, gerando benefícios mútuos como compartilhamento de infraestrutura, diversificação de investimentos e compras coletivas. “Juntos, os provedores têm maior capacidade de gerar empregos e representar o setor perante órgãos públicos como a Anatel”, afirma.
O associado terá vantagens como consultoria jurídica, engenharia, trabalhista, marketing e tributária; descontos em eventos e empresas conveniadas; treinamentos; e networking profissional. “Com uma abordagem focada em representatividade, colaboração e fortalecimento do mercado local, a ISPRIO surge como uma iniciativa promissora para transformar o cenário dos provedores de Internet no estado do Rio de Janeiro”, finaliza o presidente.
Mais informações e adesões no site: www.isprio.com.br.
Mais Notícias RTI
Cerimônia de abertura destacou o papel das PPPs como protagonistas da conectividade no país.
07/05/2025
A Prysmian apresenta uma linha de cabos Green.
07/05/2025
Fabricante nacional destaca novidades como baterias de lítio.
07/05/2025