A 3D CRIAR, com sede em São Paulo (SP), empresa do setor de manufatura aditiva, está trazendo para o mercado a UltiMaker S8, uma impressora tridimensional de uso industrial que alcança até quatro vezes a produtividade da versão anterior, priorizando a qualidade da impressão.
O novo modelo é resultado de um processo de maturação tecnológica da impressão 3D e incorpora também o planejador de movimento (motion planner) UltiMaker Cheetah, que traduz de maneira mais rápida as informações constantes do arquivo CAD das peças para as máquinas, de modo a obter a resposta mais rápida e precisa do hardware de impressão.
Os dois cabeçotes de extrusão do modelo também foram aprimorados com um design que propicia alto fluxo (imagem ao lado), fundindo até três vezes mais material por minuto em relação a modelos anteriores como a Ultimaker S7. Foi trabalhada ainda a otimização dos perfis de materiais, visando promover maior índice de adesão entre as camadas extrudadas e, consequentemente, melhor qualidade para as peças finais. A plataforma de materiais da impressora é aberta, o que permite especificar os polímeros para impressão 3D disponíveis no mercado.
Daniel Huamani, diretor de tecnologia da empresa, comentou que cerca de 99% das peças fabricadas nesse modelo de impressora se destinam a operações de assistência à produção. “São componentes de reposição para máquinas enchedoras e empacotadoras do setor alimentício, por exemplo, que operam processos contínuos e não podem parar por falta de peças”.
Outro desenvolvimento recente foi feito junto à Petrobras, tendo em vista a substituição de uma peça metálica por outra impressa em polímero. Por ser destinada à operação off shore, em ambiente corrosivo, o material plástico (poliamida com fibra de vidro) impresso em 3D apresenta vantagens em relação aos metais.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagens: 3DCriar
Leia também:
Indústria deve retomar as aquisições de impressoras 3D
Mais Notícias RTI
A Consultoria IDTechEX realizou um estudo de tendências para o setor de manufatura aditiva (impressão 3D) no período que vai de 2024 a 2034, abordando o provável desenvolvimento tecnológico e perspectivas de mercado.
05/03/2025
Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.
22/10/2024
Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.
22/10/2024