A ASP – Advanced Services Provider, de Itu, SP, começou a oferecer para o mercado de saneamento e para demandas industriais um robô especialmente projetado para fazer limpezas em tanques de água potável. O propósito da solução, que já existia em outro modelo para uso em tanques de água bruta, é dispensar as trabalhosas manutenções manuais periódicas.

Segundo o coordenador de operações da ASP, Carlos Henrique Silvestre, a limpeza é feita sem precisar esvaziar os tanques, como ocorre nas operações convencionais, e o sistema é controlado remotamente com câmera que permite a visualização do serviço. Feita mediante contratação pela prestação de serviço, ela normalmente é realizada a cada seis meses, assim como as empresas têm como padrão fazer de modo manual.

O sedimento aspirado pelo equipamento é transferido via mangote engatado na parte de cima do robô. Segundo Silvestre, toda a água retirada junto com a sujeira do fundo do tanque é descartada, condição importante por se tratar de tanque de água potável. Já no robô existente para água bruta é possível a recirculação no próprio tanque, após filtragem para remoção dos sólidos.

De acordo com o coordenador, a empresa já atua há 20 anos atendendo o setor industrial, entre eles os setores petroquímico e siderúrgico, utilizando o robô para tanques de água bruta. Para aplicação em água potável, cujo robô precisa ser higienizado antes da aplicação, a oferta é mais recente, de cerca de dois anos.

No caso das limpezas em tanques de água bruta, as camadas de sedimento chegam a até 0,5 m de altura, daí a necessidade de maior robustez do robô. Já para a nova aplicação, em água potável, o normal é se juntar cerca de 3 cm a cada seis meses.

Como vantagem imediata da aplicação, o executivo ressalta o tempo conquistado com a operação, ao contrário da limpeza manual que precisa esvaziar o tanque, o que pode durar mais de dois dias. “E sem falar de toda a água que vai precisar ser descartada”, diz. O foco é intensificar a oferta para uso em companhias de saneamento e para tanques de água industrial, estratégia que incluiu a participação da ASP com expositora na Fenasan, em São Paulo.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025