O presidente da Sabesp, Carlos Piani, durante sua participação na abertura da Fenasan 2025, nesta terça (21), afirmou que a inovação é o eixo central da estratégia da companhia para alcançar a universalização do saneamento no estado de São Paulo.

Para isso, o executivo destacou que a empresa vem adotando novos modelos de contrato e soluções tecnológicas voltadas à eficiência operacional, à sustentabilidade e ao aproveitamento energético de seus sistemas.

“Cada restrição é, na verdade, um convite à inovação. A urgência é a nossa guerra e a inovação é o nosso dever”, declarou Piani, ao defender uma mudança de mentalidade no setor. Segundo ele, o avanço do saneamento no país dependerá não apenas de investimentos, mas também da capacidade de inovar em processos, parcerias e tecnologias.

Entre as ações citadas estão o reúso de efluentes em polos industriais, a recuperação de energia a partir do biogás e do biometano, a digitalização das operações e o desenvolvimento de contratos baseados em desempenho. Piani observou que a Sabesp investirá mais de R$ 70 bilhões até 2029, combinando fontes públicas e privadas de financiamento para acelerar a expansão dos serviços.

O presidente lembrou que, embora o Brasil ainda tenha cerca de 34 milhões de pessoas sem acesso à água e mais de 90 milhões sem coleta de esgoto, o país avança com mais de 1500 municípios que já possuem projetos estruturados e investimentos contratados da ordem de R$ 370 bilhões. “É um avanço inédito, impulsionado por uma combinação virtuosa entre gestão pública eficiente e investimento privado responsável”, afirmou.

Piani também apontou desafios como a redução de perdas — que ainda superam 35% da água produzida —, a renovação de ativos antigos e a integração entre saneamento, drenagem e planejamento urbano, especialmente diante das mudanças climáticas.

“O investimento privado tem um papel decisivo. Ele não substitui o Estado, mas complementa e acelera”, disse o executivo. “O saneamento é o setor de infraestrutura que mais expressa o progresso civilizatório. Ele salva vidas, reduz desigualdades e gera dignidade.”



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025