O presidente da Sabesp, Carlos Piani, durante sua participação na abertura da Fenasan 2025, nesta terça (21), afirmou que a inovação é o eixo central da estratégia da companhia para alcançar a universalização do saneamento no estado de São Paulo.

Para isso, o executivo destacou que a empresa vem adotando novos modelos de contrato e soluções tecnológicas voltadas à eficiência operacional, à sustentabilidade e ao aproveitamento energético de seus sistemas.

“Cada restrição é, na verdade, um convite à inovação. A urgência é a nossa guerra e a inovação é o nosso dever”, declarou Piani, ao defender uma mudança de mentalidade no setor. Segundo ele, o avanço do saneamento no país dependerá não apenas de investimentos, mas também da capacidade de inovar em processos, parcerias e tecnologias.

Entre as ações citadas estão o reúso de efluentes em polos industriais, a recuperação de energia a partir do biogás e do biometano, a digitalização das operações e o desenvolvimento de contratos baseados em desempenho. Piani observou que a Sabesp investirá mais de R$ 70 bilhões até 2029, combinando fontes públicas e privadas de financiamento para acelerar a expansão dos serviços.

O presidente lembrou que, embora o Brasil ainda tenha cerca de 34 milhões de pessoas sem acesso à água e mais de 90 milhões sem coleta de esgoto, o país avança com mais de 1500 municípios que já possuem projetos estruturados e investimentos contratados da ordem de R$ 370 bilhões. “É um avanço inédito, impulsionado por uma combinação virtuosa entre gestão pública eficiente e investimento privado responsável”, afirmou.

Piani também apontou desafios como a redução de perdas — que ainda superam 35% da água produzida —, a renovação de ativos antigos e a integração entre saneamento, drenagem e planejamento urbano, especialmente diante das mudanças climáticas.

“O investimento privado tem um papel decisivo. Ele não substitui o Estado, mas complementa e acelera”, disse o executivo. “O saneamento é o setor de infraestrutura que mais expressa o progresso civilizatório. Ele salva vidas, reduz desigualdades e gera dignidade.”



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


O papel dos fornecedores na universalização do saneamento será debatido no 36º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2025

Painel abordará a visão sistêmica que conecta regulação, financiamento, engenharia e indústria.

22/10/2025