Uma usina de dessalinização será construída no Litoral Norte de São Paulo e deverá atender 8 mil pessoas em 19 ilhas, na região de Ilhabela, para tratar a falta de água no período de temporada, quando aumenta significativamente o número de turistas nos municípios litorâneos. A usina vai captar água salgada e terá capacidade de processamento de até 30 L/s, permitindo à Sabesp aumentar em 22% a oferta de água tratada.  A água dessalinizada será transportada para um reservatório localizado na própria ETA - Estação de Tratamento de Água Água Branca, onde será distribuída para consumo da população.

O professor José Carlos Mierzwa, do Departamento de Engenharia Hidráulica Ambiental da Escola Politécnica da USP, especialista em tratamento de água e desenvolvimento de tecnologia de separação por membranas, explica que o problema é antigo e a dessalinização pode ajudar na oferta de água na região.

A ideia da construção de uma usina de dessalinização na região de Ilhabela, no Litoral Norte do Estado, é a solução para locais que não comportam um reservatório. O professor da USP explica como funciona esse processo de utilizar a água do mar para transformar em água doce e potável e informa que a primeira unidade de dessalinização foi construída no Brasil em Fernando de Noronha, uma ilha no litoral nordestino que também enfrentava escassez de água. O assunto vem sendo discutido e estudado no país desde a década de 1970.

Será a primeira usina de dessalinização do estado de São Paulo. A construção desse tipo de unidade pode ser a solução para a escassez hídrica que tem sido um desafio nos grandes centros urbanos. O Litoral Norte é uma área de preservação ambiental, por isso existe a preocupação com o meio ambiente e o engenheiro da Poli/USP tranquiliza a população.

Quando se pensa em custo, a tecnologia de engenharia utilizada já está bem mais acessível à população. A pergunta que se deve fazer é quanto custa não ter água? Outro ponto positivo destacado por Mierzwa é a qualidade da água, que não deixa nada a desejar para uma água de reservatório.

O edital para a construção da usina de dessalinização em Ilhabela foi publicado em abril. Interessados têm até 25 de junho para apresentar propostas. A previsão inicial é que a usina seja implantada em 2026.

Foto: Usina de dessalinização em Ras Al Khaimah, Emirados Árabes Unidos. A construção de uma usina desse tipo é a solução para locais que não comportam um reservatório



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025