A Ambipar, multinacional brasileira especializada em gestão ambiental, adquiriu 100% da Disal Ambiental, que atua há 40 anos com soluções integradas no Chile, Peru e Paraguai.  Com a iniciativa, a Ambipar passa a focar em crescimento orgânico e M&A na América Latina, ofertando gestão total de resíduos industriais, provendo soluções de coleta e tratamento de resíduos sólidos, líquidos e perigosos. A empresa também anunciou a compra dos 50% remanescentes da Suatrans Chile. A companhia já era proprietária da outra metade e, agora, controla totalmente a empresa de atendimento emergencial no país. A Suatrans atua há mais de 20 anos, no segmento de Response, com foco no atendimento a emergências ambientais em todos os modais de transporte (marítimo, rodoviário, ferroviário, dutoviário e aéreo).

Segundo o diretor de Relações com Investidores da Ambipar, Fábio Castro, a aquisição está alinhada com o plano estratégico de crescimento, com captura de sinergias entre as companhias e potencial maximização das margens e retorno. “Esse é um dos M&As mais importantes da história da organização, em que inicia o processo de internacionalização do segmento Environment. Ao adquirir a Disal, ampliamos a carteira de clientes para um futuro cross selling, geramos sinergia e aumentamos a gama de soluções proprietárias de valorização de resíduos, como, por exemplo, o setor de mineração, que é foco da companhia, mas ainda possui pouca penetração no Brasil. Somado a isso, aumentamos a receita oriunda do mercado externo e troca de know how na valorização de resíduos”, afirma. 

O plano de expansão global da Ambipar já levou os serviços de atendimento emergencial a 16 países da América do Sul, América do Norte, Antártida, África e Europa, através de crescimento orgânico e M&A, tornando o segmento de Response referência global no setor. No total, foram 13 aquisições após o IPO, contando com a Disal.

“A Environment passa, agora, a ser o foco do projeto de crescimento no Brasil e exterior. Só em junho, a Ambipar já fortaleceu a carteira de serviços em valorização de resíduos, economia circular e adentrou o mercado de pós-consumo a partir de quatro aquisições focadas em gestão ambiental no Brasil”, explica Castro.  

Com carteira diversificada de clientes blue chips e contratos de longo prazo para os setores de mineração, construção civil, alimentos, dentre outros, a Disal conta com 2665 colaboradores, 665 ativos em 65 filiais. Teve receita líquida de R$ 503,2 milhões, EBITDA de R$ 93,8 milhões nos últimos 12 meses de maio de 2021. 



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025