A Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná está implantando um novo sistema de secagem do lodo gerado na ETE Atuba Sul, em Curitiba, que utiliza biogás e biomassa como fonte de energia.  Graças a essa tecnologia, a Sanepar deixará de enviar para aterro sanitário todo mês cerca de 3800 toneladas de resíduos da maior estação de esgoto do Estado.

No sistema convencional atual, que utiliza centrífuga, o lodo sai com cerca de 80% de umidade. No novo processo, ele passará por um sistema de secagem térmica, que o deixará com apenas 20% de umidade. Depois, irá para um gerador de calor, que efetuará sua conversão térmica. 

Assim, haverá uma redução de mais de 90% no volume do produto. Esse processo de secagem é ambientalmente sustentável por usar o biogás gerado na estação, além da biomassa, que irá produzir mais calor, num sistema de autoalimentação.

Outra vantagem é que a secagem térmica elimina os micro-organismos patogênicos presentes no lodo, eliminando o uso de cal na higienização do material.

“A Sanepar vem buscando eficiência em todos os processos e sempre associando essa eficiência com a proteção ambiental. Estamos implantando um processo inovador baseado em conceitos de eficiência energética e economia circular”, diz o diretor-presidente Claudio Stabile.

Com a conclusão das obras do sistema de secagem térmica, a operação deverá ter início no segundo semestre deste ano. A ETE Atuba Sul recebe o efluente doméstico de mais de 800 mil pessoas.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp fecha projeto de IoT e medição inteligente com a Vivo

Projeto prevê investimentos em infraestrutura e soluções de automação e conectividade, além de hidrômetros inteligentes.

13/08/2025


Embasa e Cetrel firmam acordo para ampliar cobertura de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Salvador

Parceria usa infraestrutura existente para acelerar acesso ao saneamento básico.

13/08/2025


Armac avança no setor de saneamento básico e apoia projeto na Grande São Paulo

Companhia loca cerca de 25 retroescavadeiras e minicarregadeiras para nova operação do setor.

12/08/2025