A Appian Capital Brazil, fundo de investimento especializado em mineração, com a Atlantic Nickel, ativo do grupo produtor do concentrado de níquel, desenvolve estações de tratamento que proporcionam o uso eficiente da água. Juntas, as iniciativas do fundo reaproveitaram mais de 85% da água utilizada nos processos da operação. Este índice é alcançado pela recuperação da água dos espessadores e armazenada nas barragens.

As iniciativas reforçam a responsabilidade socioambiental da companhia, que vai além do cumprimento das normas legais. “A gestão integrada da água nas operações demonstra que é possível aliar eficiência produtiva à preservação dos recursos naturais, garantindo que o ciclo hídrico seja respeitado e que a comunidade local também se beneficie dos resultados”, explica Diogo Oliveira, diretor de ESG e Pessoas da Appian Capital Brazil.

A Appian Capital Brazil realizou diversas ações em seu ativo, entre elas a implantação de uma ETA - estação de tratamento de água, com capacidade para tratar 8,6 m3/h. É por meio dessa estação que a água captada é tratada e destinada ao abastecimento dos escritórios, refeitórios, vestiários, banheiros, laboratório e equipamentos específicos instalados no local. Também foram implantadas ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto, unidades operacionais do sistema de esgotamento sanitário responsáveis por remover, por meio de processos físicos, químicos e biológicos, as cargas poluentes do esgoto gerado, devolvendo ao meio ambiente o efluente tratado em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental. Além disso, a empresa conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), destinada ao tratamento dos efluentes de manutenção e industriais da Mina Santa Rita, da Atlantic Nickel. Com essa unidade, a mineradora é capaz de tratar 100% dos efluentes oleosos, recuperando o óleo, que é armazenado em tanque e posteriormente vendido a uma empresa de rerrefino, enquanto a água recuperada é reutilizada para a umectação no próprio site da mina.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia de biobobs aumenta eficiência de ETE em Guarulhos

Essa é a primeira vez que a Sabesp utiliza a tecnologia.

14/10/2025


Amanco Wavin amplia capacidade de produção com investimentos globais de US$ 92 milhões

Aporte da Orbia permitirá expandir a linha BIAX, com projeção de crescimento de 47%.

14/10/2025


Sanepar eleva eficiência do tratamento de esgoto com zonas úmidas e soluções naturais

Empresa implantou sistema de wetlands, com canteiros de mineralização para o tratamento do lodo.

14/10/2025