A Amanco Wavin, empresa de soluções integradas de saneamento e fabricante de tubos e conexões, dá continuidade em seu plano de investimentos previsto para 2025. Este ano, a unidade de negócios global de Construção e Infraestrutura prevê um investimento de US$ 92 milhões, o equivalente a R$ 511 milhões, voltados para o segmento, visando o fortalecimento de seus negócios e reforçando a oferta de soluções sustentáveis para o mercado.

A operação brasileira é a maior dentro da unidade de negócios do grupo e, por isso, vem ocupando posição de destaque no crescimento sustentável e enaltecendo a relevância do Brasil para os resultados globais. Os aportes estão direcionados, principalmente, para as linhas de tubos BIAX, com um aumento de 47% na capacidade produtiva das unidades de Sumaré, SP, e Suape, PE, onde são fabricados.

A expectativa é de que as duas fábricas, juntas, ampliem a produção em mais de 470 toneladas a partir da implementação de novo maquinário holandês e italiano. “No Brasil, a Amanco vem construindo uma presença marcante no mercado, junto aos nossos clientes. Por toda a conjuntura prevista para este ano, como a retomada de investimentos e uma expectativa de crescimento de 2,8% em 2025 para o setor de construção civil (Abramat), temos um cenário positivo e com condições propícias para executar nossos planos de crescimento. Com certeza buscaremos resultados que superem o índice proposto pela associação” comenta Sergio Costa, presidente da Amanco Wavin no Brasil.

Os tubos BIAX, desenvolvidos pela Amanco Wavin, são produzidos em PVC biorientado (PVCO), combinam alta resistência mecânica e baixo peso, sendo indicados para aplicações de água potável, esgoto e drenagem. Os novos equipamentos reforçam a operação brasileira com tecnologia de ponta, em um processo de produção com menor consumo de matéria-prima, consumo de energia mais otimizado e um produto com maior resistência à pressão, quando comparado com as tecnologias tradicionais, garantindo vantagens competitivas para o processo de produção.

Até dezembro a Amanco Wavin seguirá trabalhando no fortalecimento de parcerias importantes firmadas nos últimos anos. Em acordo com Microsoft fechado em 2024, a companhia utiliza IA em projetos de monitoramento para gestão de redes de água e esgoto, que já evitaram o desperdício de mais de 28 milhões de m³ de água. Com atuação em 14 cidades brasileiras e parceria com dez companhias de saneamento, como Sanasa, Sanepar, Embasa, Águas de Camboriú e Águas Cuiabá, a solução tem sido uma aliada na modernização das redes de distribuição de água e na redução de perdas hídricas.

A gestão de águas pluviais em obras urbanas é uma das apostas da Amanco Wavin para 2025, com foco em soluções sustentáveis por meio da tecnologia AquaCell, que reduz emissões de CO₂ e otimiza escavações. A companhia também trabalha para fortalecer a venda de produtos especializados, com ações voltadas a construtoras, instaladoras e especificadores.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025