Os geossintéticos são materiais amplamente aplicados em aterros visando à impermeabilização e evitando a contaminação de solo e de águas subterrâneas. As grandes companhias gestoras de aterros sanitários dominam as vantagens oferecidas por essa classe de produtos e, principalmente, sabem determinar as propriedades requeridas e como fazer ensaios para exigir a qualidade do material.

As geomembranas ganham maior destaque nesta aplicação, devido ao seu papel como barreira de fluxo. Também são usados geocompostos drenantes e geotêxteis para garantir a drenagem dos líquidos e a proteção das geomembranas, evitando que possam vir a ser perfuradas.

Esse tema foi tratado pelo CTG ABINT em uma live realizada com Vinicius Pedreira Coimbra, engenheiro ambiental e especialista em engenharia de segurança do trabalho e MBA em gerenciamento de projetos. O entrevistado atua na Veolia Brasil e conta com experiência em operação de aterros sanitários, obras de instalação de geossintéticos, licenciamento ambiental e valorização de resíduos.

Durante a entrevista, foram discutidos os principais pontos sobre a aplicação de geossintéticos em obras desta natureza. De acordo com Coimbra, como os impactos associados a falhas de desempenho do material são muito elevados, é imprescindível que a qualidade do produto seja garantida.

A espessura das geomembranas nessa aplicação também foi tema da conversa. Segundo o engenheiro, com exceção da aplicação na impermeabilização da base do aterro, as geomembranas de espessuras menores podem ser utilizadas, como por exemplo, nas coberturas temporárias dos resíduos até o recobrimento definitivo com solo de cada célula, que mede, em média, 5 m de altura.

A conversa na íntegra pode ser acompanhada pelo link: https://abrir.link/AcNNg.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025