O Brasil é o quarto país do mundo que mais abriu postos de trabalho específicos para a fonte solar fotovoltaica em 2023, aponta relatório da Irena - Agência Internacional de Energias Renováveis. Segundo o levantamento, o mercado brasileiro empregou, de forma direta e indireta, cerca de 264 mil profissionais ao longo do último ano.

Em primeiro lugar de forma disparada, a China lidera o ranking, com 4,5 milhões de vagas preenchidas, seguida pela Índia, com 329 mil empregos e, em terceiro, os Estados Unidos, com 279 mil. Os dados consideram as demandas em usinas solares centralizadas de grande porte e os sistemas de geração solar distribuída e se baseiam na potência total acumulada ao final de 2023.

Em todo o mundo, os empregos na área solar chegaram a 7,1 milhões em 2023, colocando a fonte como a mais empregadora, na frente das outras renováveis, incluindo eólica, hídrica, biomassa e biogás. No total, essas fontes foram responsáveis pela criação de aproximadamente 16,2 milhões de vagas. Sozinho, o mercado fotovoltaico representa 65% do total.



Mais Notícias FOTOVOLT



EDP inicia operações de complexo de baterias no Chile

Empreendimento recebeu investimento de US$ 44 milhões e possui capacidade instalada de 240 MWh

19/06/2026


Financiamento para renováveis cresce 10,6% em 2025

Mas curtailment sem ressarcimento e modulação travam novos projetos solares, diz estudo da consultoria Cela

19/06/2026


Powersafe reforça parceria com Huawei para armazenamento de energia no Brasil

Ampliação de acordo traz nova geração de sistemas de baterias ao País, com os quais a empresa prevê 35 MWh em projetos neste ano

19/06/2026