A empresa de energia portuguesa EDP assinou contrato de dois anos com o GPA, grupo varejista dono das marcas Pão de Açúcar e Extra, que envolve a geração solar distribuída compartilhada. No total, 40 unidades das lojas Minuto Pão de Açúcar, localizadas no estado de São Paulo, passarão a receber os créditos de compensação de energia geradas por usinas da EDP.
O acordo prevê o fornecimento de 16,8 GWh (sendo 701,85 MWh/mês), de 2024 a 2026, provenientes de UFVs localizadas nos municípios de Lorena, Santa Adélia, Leme, Pirangi e Iperó, todas no interior de São Paulo. Além da economia com os gastos de energia, a transação ajuda o GPA em sua meta de descarbonização, com 648,5 toneladas de dióxido de carbono não emitidas até o final do contrato.
A EDP tem meta de atingir capacidade instalada de geração solar distribuída no Brasil, até 2026, de cerca de 500 MWp, com aportes anuais de aproximadamente R$ 600 milhões. Atualmente, o grupo tem 90 UFVs na modalidade no País, com potência total de 258 MWp. Desse total, 76 usinas, com 209 MWp, estão em operação, sendo 89 MWp dedicados para a geração distribuída compartilhada. Outras 14 usinas (49 MWp) estão em construção ou aguardando energização.
Mais Notícias FOTOVOLT
Estudo do King’s College projeta economia anual e redução da dependência de renováveis terrestres até 2050
12/09/2025
Novos modelos atingem 24,4% de eficiência e reduzem pegada de carbono para 285 kg por kW
12/09/2025
12/09/2025