O grupo de trabalho de transições energéticas do G20 (ETWG, na sigla em inglês) aprovou no dia 4 de outubro, durante o encontro da entidade que representa as 20 maiores economias do mundo, em Foz do Iguaçu, PR, declaração conjunta que prevê o apoio à implementação de esforços para triplicar a capacidade de energia renovável e dobrar a taxa média global anual de melhorias na eficiência energética. O ETWG é presidido pelo ministro de minas e energia do Brasil, Alexandre Silveira.

A ideia da declaração é fazer com que as ações de ampliação de energia renovável e de eficiência energética sejam implementadas por meio de metas e políticas existentes. Para triplicar a capacidade de energia renovável, o grupo destacou a necessidade de adotar abordagens para aumentar a flexibilidade e a estabilidade do sistema, de acordo com as circunstâncias nacionais, incluindo gerenciamento de demanda, retrofit de flexibilidade e expansão e modernização da infraestrutura de rede, backup e capacidades de balanceamento.

Faz ainda parte das intenções do grupo incentivar a aceleração da escala de implantação de tecnologias de armazenamento de energia, incluindo baterias e hidrelétricas reversíveis. O documento traz também compromissos que visam a segurança energética e a aceleração da chamada transição energética justa e inclusiva. Segundo comunicado do MME, o ETWG não assinava uma declaração de compromissos desde 2021.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025