A construtora MRV fechou contrato com a fabricante de equipamentos solares Amerisolar Brasil, joint venture entre a chinesa Amerisol e a brasileira Nova Renováveis, que a partir deste ano passou a produzir painéis solares em área industrial do aeroporto de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O acordo fechado no fim de agosto visa o fornecimento de kits solares da Amerisolar para implantação em 30 obras da MRV em diversas regiões do país. A construtora tem a meta de instalar energia solar fotovoltaica em todos os seus empreendimentos até 2022.

A iniciativa da MRV tem a ver com o fato de a construtora ser signatária da Rede Brasil do Pacto Global. O plano da empresa iniciou-se há alguns anos: em 2017, cerca de 30% de todos os lançamentos imobiliários do grupo mineiro já tinham sistemas fotovoltaicos. Em 2019, este índice subiu para 70%. A MRV calcula que durante todo o período em que suas edificações passaram a contar com painéis já foram gerados 1,8 GWh, volume estimado com base em estudo que considera a potência dos módulos, a sazonalidade da geração, posição geográfica dos empreendimentos e as perdas nas conversões.

A Amerisolar Brasil tem previsão de produzir 30 mil painéis por mês e de faturar R$ 100 milhões neste ano, com parte da produção sendo exportada. A empresa está instalada no entreposto aduaneiro no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Sua linha compreende kits de minigeradores até 75 kWp, painéis solares monocristalinos, policristalinos e Perc, inversores monofásicos e trifásicos, além de estruturas para instalação em todos os tipos de telhado e solo.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024