A chinesa SolaX Power, especializada em sistemas de baterias para uso em energia solar, e a Sou Energy, fabricante de geradores fotovoltaicos, de Fortaleza, CE, fecharam parceria para atuar no mercado de armazenamento de energia. A ideia é ofertar a solução no Norte e Nordeste, onde a Sou Energy tem forte presença.

Para o diretor comercial e de marketing da Sou Energy, Mario Viana, a parceria com a SolaX visa atender a prevista maior demanda por baterias que deve vir com a cobrança do uso da rede do fio B para GD solar, que será gradualmente aumentado até ser integral em 2029.

”Uma vez que você pode gerar sua própria energia e armazená-la dentro de casa ao mesmo custo que a produziu e depois utilizá-la, deixa de fazer sentido gerar essa energia e jogá-la na rede elétrica. Acreditamos que, quanto maior o custo da rede, maior será a oportunidade para o uso de baterias”, disse Viana.

Já para o diretor-executivo da SolaX Power no Brasil, Gilberto Camargos, o potencial de produção de energia solar do Nordeste permite que o excedente da energia seja armazenado para ser consumido em momentos como apagões ou interrupções no fornecimento pela concessionária. “Assim o consumidor não sofrerá os impactos da falta de fornecimento, terá sua independência energética e um estilo de vida mais sustentável”, afirma.



Mais Notícias FOTOVOLT



Solar em trilhos de ferrovia terá instalação piloto na Suíça

Projeto da Sun-Ways será implantado em ferrovia para testar operação da tecnologia que aproveita espaço entre os trilhos.

10/10/2024


Projeto em usina solar da EDP em Roseira multiplica abelhas nativas

Projeto agrivoltaico usa meliponário para produzir abelhas ameaçadas que polinizam 90% das plantas e mira também gerar renda para comunidades locais.

10/10/2024


Matriz cresce 7,8 GW em 2024 com solar e eólicas

Apenas em setembro foram 711,33 MW de nova capacidade, com 491,83 MW de 11 usinas solares fotovoltaicas.

10/10/2024