A BMG Energia divulgou estar desenvolvendo, para médio ou longo prazo,  projeto de energia solar fotovoltaica associada à produção de hidrogênio verde no sudoeste de Bahia. A ideia, segundo conversações da empresa com o governo baiano, é criar um hub de hidrogênio verde em área entre as rodovias BR-030 e BA-160 , a 100 km da cidade de Guanambi, e próxima à Ferrovia de Integração Oeste–Leste, em construção.

Os terrenos previstos para a implantação do complexo fotovoltaico devem abranger três municípios: Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monte Alto e Iuiu. O projeto se baseará, segundo a BMG, em microlotes, na área total de 20 mil hectares, que serão instalados ao longo de dez a doze anos, ao término do qual devem estar com 100% da capacidade operando.

O planejamento contempla 268 microprojetos de solar, cada um deles com 45 MW de potência, o que totalizaria 12 GW. Segundo o diretor executivo da BMG Energia, Cláudio Semprine, a proposta é que seja criada uma zona industrial de geração, processamento e exportação de energia a partir da tecnologia fotovoltaica, para a produção de hidrogênio verde. Com isso, a proposta é atrair indústrias com potencial de desenvolver produtos verdes, como os setores de fertilizantes, siderurgia e cimenteiras.

A área em que o projeto deve ser implementado pertence ao grupo BMG, que a utilizou em diversas culturas agrícolas, como milho, algodão, grãos e ainda em pecuária. Segundo Semprine, três linhas de 500 kV cruzam a área do projeto, sendo duas em fase de construção, que vão de Bom Jesus da Lapa  (BA) até Jaíba (MG), e uma terceira linha já existente, de 300 quilômetros, que vai até Janaúba, no Norte de Minas



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025