A Axial, fabricante espanhola de rastreadores solares, passará a fabricar em escala global, a partir de 2025, um dispositivo inteligente capaz de movimentar o tracker conforme as variações climáticas, como vento, neve, granizo, inundações e irradiação difusa. Batizada de SmartAX, a tecnologia foi apresentada ao mercado brasileiro durante a última Intersolar South America, em São Paulo, que ocorreu de 27 a 29 de agosto.

Além dessa função, o equipamento de inteligência artificial também tem a função backtracking 3D, mecanismo que faz com que o tracker posicione cada fileira para não causar sombreamento nas demais. Outra novidade da empresa, específica para o mercado brasileiro e mostrada na Intersolar, foi a decisão de integrar ao portfólio local um novo modelo de rastreador, o SlopeSync, projetado para terrenos irregulares, o que elimina a necessidade de alinhamento de pilares.

“Esse novo modelo de tracker que traremos ao Brasil aproveita ao máximo o layout do terreno, permitindo desvios de até 30º”, disse o CEO da Axial, José Luis Fayos. Segundo comunicado da empresa, os investimentos em pesquisa & desenvolvimento (P&D) cresceram 80% em 2024 em comparação com o ano anterior.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026