A Axial, fabricante espanhola de rastreadores solares, passará a fabricar em escala global, a partir de 2025, um dispositivo inteligente capaz de movimentar o tracker conforme as variações climáticas, como vento, neve, granizo, inundações e irradiação difusa. Batizada de SmartAX, a tecnologia foi apresentada ao mercado brasileiro durante a última Intersolar South America, em São Paulo, que ocorreu de 27 a 29 de agosto.

Além dessa função, o equipamento de inteligência artificial também tem a função backtracking 3D, mecanismo que faz com que o tracker posicione cada fileira para não causar sombreamento nas demais. Outra novidade da empresa, específica para o mercado brasileiro e mostrada na Intersolar, foi a decisão de integrar ao portfólio local um novo modelo de rastreador, o SlopeSync, projetado para terrenos irregulares, o que elimina a necessidade de alinhamento de pilares.

“Esse novo modelo de tracker que traremos ao Brasil aproveita ao máximo o layout do terreno, permitindo desvios de até 30º”, disse o CEO da Axial, José Luis Fayos. Segundo comunicado da empresa, os investimentos em pesquisa & desenvolvimento (P&D) cresceram 80% em 2024 em comparação com o ano anterior.



Mais Notícias FOTOVOLT



ArcelorMittal conclui implantação de solar em parque eólico na Bahia

Com capacidade de 200 MW e investimento de R$ 700 milhões, usina solar complementa eólica de 553,5 MW

26/03/2026


Evento em SP debate licenciamento ambiental de usinas solares flutuantes

Setor elétrico e órgãos ambientais vão discutir critérios, desafios e caminhos para a regulamentação do licenciamento dessas usinas

26/03/2026


Governo do Piauí firma acordo para solar concentrada com armazenamento térmico

Projeto da CGN Brasil com o Piauí Instituto de tecnologia vai estudar implantação de usina CSP piloto de 100 MW

26/03/2026