As entregas de inversores fotovoltaicos no mundo cresceram 56%, para 536 GWca em 2023, refletindo um ano forte para a indústria solar. Os 10 principais fornecedores globais de inversores fotovoltaicos foram responsáveis ​​por 81% do mercado, de acordo com o relatório Global solar inverter and module-level power electronics market share 2024 da Wood Mackenzie.

A China foi responsável por mais da metade do total, já que a demanda solar do país dobrou em 2023. As marcas líderes Huawei e Sungrow ampliaram seu domínio de mercado e mantiveram a primeira e segunda posições no ranking, respectivamente. Juntas, capturaram mais de 50% do mercado global, em grande parte por meio da popularidade de seus inversores de utility scale, diz a consultoria. Outros 11 outros fabricantes excederam 10 GWca de entregas em 2023.

A Ginlong Solis ficou em terceiro lugar pelo segundo ano consecutivo, enquanto a Sineng subiu quatro posições, para o quarto lugar, impulsionada por seu crescimento de 133%. Nove dos 10 principais líderes em entregas de inversores de 2023 estão sediados na China, onde os fabricantes capitalizaram os investimentos nacionais em energia solar para atender à demanda doméstica e global.

Em comparação, a América do Norte e a Europa também experimentaram crescimento de dois dígitos do mercado de inversores fotovoltaicos, mas amplamente concentrado no setor de utility scale, pois os fabricantes de inversores residenciais enfrentaram um crescimento mais lento da demanda e excesso de estoque devido ao excesso de oferta a partir de 2022.

O mercado dos EUA foi liderado pelos fabricantes de inversores centrais Sungrow e Power Electronics, enquanto a Europa foi liderada pelos inversores de string da Huawei, Sungrow e SMA.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025