A distribuidora catarinense Celesc inaugurou duas novas usinas solares fotovoltaicas no estado. A primeira foi na cidade de Lages, a UFV Lages II, com potência instalada de 1 MW e que absorveu investimento de R$ 4,6 milhões. A segunda é a UFV Campos Novos, em cidade de mesmo nome também na região serrana de Santa Catarina, com igual 1 MW de potência e investimento um pouco maior, de R$ 4,82 milhões.

O governo catarinense e a distribuidora estudam utilizar os créditos da energia gerada pela UFV Lages II para abater na faturas das unidades consumidoras da Secretaria de Estado da Educação, em escolas estaduais. A usina foi instalada e será operada pela Quantum Engenharia, empresa também responsável pelos contratos de mais duas UFVs da Celesc, a Capivari e a Videira, ambas em construção.

Já a energia da UFV Campos Novos vai disponibilizar os créditos de compensação no Ministério Público de Santa Catarina, depois de convênio assinado entre o órgão do judiciário com a Celesc. O Tribunal de Justiça do estado, aliás, utiliza a energia da UFV Lages I, já em operação.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025