A francesa Voltalia fechou parceria com a consultoria EQAO e a plataforma de negociação de créditos de carbono ACX para transacionar mais de 700 mil créditos de carbono gerados por seus projetos eólicos no Brasil. A ACX tem acordo com a B3, bolsa de valores de São Paulo, para realizar as operações.

Foi a primeira transação do tipo da Voltalia via ACX, cujo volume negociado ficou registrado na plataforma da B3. A EQAO foi a responsável pela certificação dos créditos, que representam a redução de 1 tonelada de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) emitido na atmosfera.

Segundo comunicado da Voltalia, trata-se da primeira estruturação de venda de créditos de carbono por meio da parceria entre ACX e B3. “A parceria é inovadora, une o mercado global de créditos de carbono ao mercado financeiro brasileiro. Por meio dela, a Voltalia abriu novas fronteiras e aumentou a robustez da transação”, disse a gerente comercial da EQAO, Melissa Sawaya Hirschheimer.

 A Voltalia está no Brasil há mais de 15 anos e, durante esse período, reuniu portfólio de geração superior a 1,4 GW, entre projetos eólicos e solares em operação e construção, sendo a maior parte deles localizados no cluster Serra Branca, no Rio Grande do Norte, totalmente desenvolvido pela companhia, e cujo potencial chega a 2,4 GW. Além disso, a empresa tem pipeline de aproximadamente 7 GW de projetos em diferentes fases de desenvolvimento.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025