O Luz Para Todos, programa federal de universalização dos serviços de energia elétrica, contabilizou o atendimento a mais de 150 mil moradores de regiões remotas da Amazônia Legal, nos últimos cinco anos, com o uso exclusivo de kits solares fotovoltaicos. Além de módulos e inversores, os equipamentos instalados nas moradias contam com controladores e baterias de lítio.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, até 2026 a meta é ampliar o número de beneficiados para cerca de 900 mil pessoas, com a instalação dos kits em 228.287 unidades consumidoras. O programa foi criado em 2003 no primeiro governo do presidente Lula e já levou desde então, segundo o MME, energia elétrica para 17,3 milhões de pessoas, em 26 estados.

Ainda com a extensão da rede de distribuição em outras regiões, até 2026 devem ser beneficiados ao todo cerca de 2 milhões de pessoas. Em comunicado do MME, o ministro Alexandre Silveira ressaltou que a energia solar é voltada para comunidades onde não é possível fazer extensões de rede.



Mais Notícias FOTOVOLT




Copel inaugura usina solar para geração compartilhada

Em Sarandi, UFV de 6,7 MWp vai gerar créditos para cerca de 200 clientes comerciais em baixa tensão da distribuidora paranaense.

13/06/2024


Eletrobras e Prumo miram planta de H2V no Porto do Açu

Empresas assinam memorando de entendimento para avaliar implantação de unidade de hidrogênio verde no complexo portuário e industrial fluminense.

13/06/2024