A geração solar distribuída ultrapassou a marca de 29 GW de potência instalada operacional em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no Brasil, segundo acompanhamento da Aneel. Com a capacidade, a GD solar garante créditos para 3,7 milhões de unidades consumidoras.

Em número de usinas fotovoltaicas de geração distribuída, ainda segundo a agência, o país ultrapassou os 2,6 milhões de sistemas, em 5.545 municípios. Segundo cálculo da Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o cenário atraiu, desde 2012, cerca de R$ 142,5 bilhões em novos investimentos, 870 mil empregos em todas as regiões do Brasi e uma arrecadação aos cofres públicos de mais de R$ 42,3 bilhões.

Para o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, o crescimento é sinal da popularização da tecnologia. “Analistas de mercado apontam que, apenas em 2023, os módulos solares registraram queda de cerca de 50% no preço médio final, ampliando a atratividade e o acesso por consumidores brasileiros de diferentes perfis”, disse.

Para Koloszuk, a queda nos preços tornou o momento ideal para investimentos em residências, empresas e propriedades rurais. “E ainda há um enorme potencial de crescimento do uso da tecnologia fotovoltaica, já que o Brasil possui cerca de 92,4 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo”, explica.

Também pesa a favor da geração distribuída, para a Absolar, o fato de o CNPE - Conselho Nacional de Política Energética ter publicado recentemente as diretrizes de cálculo dos custos e benefícios da geração distribuída, pela Resolução nº 2/2024. As determinações, na avaliação da associação, sinalizam à Aneel a criação de um mecanismo de tarifação justa.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025