A consultoria CELA - Clean Energy Latin America, especializada em assessoria financeira e estratégica para investidores do setor de energia renovável, criou uma nova área de negócios voltada para assessoramento de fusões e aquisições (M&A) e financiamento de projetos (project finance). O serviço é direcionado a projetos de energia eólica, solar, armazenamento de energia e hidrogênio verde.

A meta da consultoria com a nova unidade é dobrar o volume de negócios. Na última década, segundo comunicado da empresa, foram assessorados 3,5 GW em transações nos setores de energia eólica e solar, o que inclui empreendimentos de geração centralizada e de geração distribuída de diferentes portes.

A nova área passa a ter uma equipe dedicada nos processos de M&A e project finance, que será comandada por Irving Petrazzini, executivo com passagens pelo Banco Votorantim, Morgan Stanley, BTCompany e Digital House. Formado em engenharia elétrica pela Poli-USP, Petrazzini tem experiência na estruturação e execução de estratégias de crescimento baseadas em aquisições.

Segundo estudo recente da CELA, os acordos com fusões e aquisições no setor de energias renováveis somam cerca de R$ 50 bilhões acumulados no Brasil nos últimos dez anos. De acordo com o estudo, foram mapeados mais de 50 GW de projetos e empresas transacionadas entre 2014 e 2023, período que registrou aumento de mais de 400% no número de transações mapeadas anualmente. Nos últimos 24 meses, entre 2022 e 2023, foram mapeadas mais de 60 transações, totalizando aproximadamente R$ 25 bilhões e uma capacidade de 30 GW em transações.



Mais Notícias FOTOVOLT



Audiência pública vai debater papel social da energia solar

Deputado sugere o debate na Câmara dos Deputados, que deve abordar políticas de garantia de acesso e eficiência energética, aí incluída a geração fotovoltaica.

23/05/2024


Primeira cooperativa de solar em favela do Brasil dobra de tamanho

Com apoio da TotalEnergies, iniciativa também instalou usina solar em ONG que assiste jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

23/05/2024


Luz Para Todos usa solar para chegar a mais de 150 mil consumidores

Programa federal de universalização de energia elétrica tem meta de beneficiar 2 milhões de pessoas até 2026, com solar e conexão à rede de distribuição.

23/05/2024