As novas instalações de geração própria de energia solar em telhados de residências e empresas atingiram patamar de R$ 8 bilhões em investimentos no primeiro trimestre do ano, segundo mapeamento do Portal Solar, franqueadora de integração solar que atua em todo o País.

O balanço da empresa, com base em relatórios da Aneel, aponta que cerca de 200 mil novos consumidores adotaram a energia fotovoltaica no período, aí incluindo todas as modalidades de geração distribuída. Isso significa que foram adicionados aproximadamente 2 GW de capacidade operacional em telhados, fachadas e pequenos terrenos no Brasil.

Segundo a empresa, os sistemas solares instalados no primeiro trimestre de 2024 somam cerca de 100 mil novas conexões em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, e teriam sido responsáveis pela geração de aproximadamente 60 mil empregos diretos e indiretos.

Na análise do Portal Solar, o uso da energia solar pelas empresas e consumidores residenciais foi impulsionado pela queda do preço do equipamento, em torno de 40% nos últimos doze meses. Além disso, aponta como causas importantes a onda de calor no período, a elevação da tarifa de energia elétrica no Brasil e a busca por mais autonomia e conforto térmico com a implantação de aparelhos de ar condicionado, o que favorece o uso de energia própria.



Mais Notícias FOTOVOLT



Governo altera regras de acesso à rede de transmissão

Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.

12/12/2025


Aneel abre consulta para regras de recarga de veículos elétricos

Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede

12/12/2025


Motiva fecha contrato de GD solar com a Prime Energy

Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável

11/12/2025