A BYD firmou parceria com a Raízen Gera Desenvolvedora, joint venture entre a Raízen e o Grupo Gera dedicada a projetos de geração distribuída, para ampliar a capacidade de geração de energia limpa. A aliança envolve a utilização da expertise da BYD em full EPC (Engenharia, Compras e Construção) no desenvolvimento do projeto, que engloba nove plantas solares fotovoltaicas .

As usinas estão localizadas em Betânia, Boa Viagem e Amontada, no Ceará, Fazenda São João e Goytacazes, no Rio de Janeiro, Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte, e Santarém, no Pará. Já em construção, as plantas devem começar a gerar energia no mês de maio. A capacidade total do projeto é de 26,5 MW, e a geração será injetada nas redes elétricas e compartilhada com redes de negócios próprios e de parceiros da Raízen a partir da geração de créditos concedidos pelas distribuidoras locais.

A BYD contribuiu com estudos, dimensionamento da demanda, processos de engenharia executiva, planejamento de aquisição, implantação, execução e gerenciamento das plantas da Raízen Gera Desenvolvedora. “Nós começamos esse projeto na parte de concepção e engenharia em setembro de 2023 e acabamos de entregá-lo com uma potência representativa. A parceria vem para comprovar e consolidar a expertise da BYD nesse mercado de usinas solares”, afirma Sócrates Rodrigues, diretor de projetos da BYD Energy, em comunicado da empresa.

Segundo a BYD, o diferencial para a escolha da empresa neste projeto é sua capacidade de centralizar todas as etapas em um único lugar.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025