A Kinsol, rede de franquia de integração de energia solar fotovoltaica, inaugurou fábrica para produzir estações de recarga de veículos elétricos em Vacaria, no Rio Grande do Sul. Segundo a empresa, a unidade tem capacidade mensal para até mil estações de recarga wallbox de corrente alternada e de 100 a 150 estações de corrente contínua.

A fábrica, cuja partida ocorreu o dia 13 de março, contou com investimento total de R$ 4,8 milhões, gerou 16 empregos e tem planejamento de contratar mais 40 funcionários até o fim do ano. ‘’As estações de recarga residenciais de 7 kW e 22 kW e os eletropostos ultrarrápidos são fruto de um projeto brasileiro, tecnologia europeia, design americano e velocidade chinesa’’, disse o CEO da Kinsol, Mauricio Crivelin.

Resultado de um trabalho de pesquisa para encontrar as tecnologias iniciado nos Estados Unidos em 2019 e que envolveu viagens para mais de 15 países, segundo Crivelin, a nova unidade tem parceria estratégica com três fábricas que já atuavam como fornecedoras de componentes para a Kinsol, incluindo a Digitalli Eletrônica, especializada na produção de carregadores de corrente alternada.

A expectativa é que a unidade atenda a demanda dos mais de 300 franqueados da Kinsol em todo o Brasil, com entrega imediata e o lançamento de linhas específicas (Economy e Prime) com garantias de dois e cinco anos. Além da energia solar e da mobilidade elétrica, a Kinsol atua ainda no mercado livre, ofertando migração e gestão para consumidores.



Mais Notícias FOTOVOLT



Cemig inclui baterias em chamada de eficiência energética

Edital prevê R$ 150 milhões para eficientização de instalações consumidoras e também geração de energia solar

16/10/2026


Absae lança estudo Visão 2030 e propõe agenda para integrar armazenamento

Documento aponta prioridades regulatórias, econômicas e institucionais e propõe coordenação nacional pelo CNPE

16/10/2026


Restrição para injetar na rede impulsiona baterias e zero grid

TTS já implantou 27 MW em 25 projetos sem exportação de energia e identifica maior demanda por geração própria com controle e armazenamento

16/10/2026