A chinesa BYD iniciou as obras de sua fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. O complexo fabril, que aproveita o terreno de ex-unidade da montadora norte-americana Ford, que saiu do Brasil, contará com investimento de R$ 3 bilhões e entrará em operação no fim de 2024 com capacidade instalada próxima de 150 mil veículos por ano, durante sua primeira fase de implantação.

Considerado o maior polo industrial da BYD fora da China, o complexo vai ocupar área total de 4,6 milhões de metros quadrados, adquirida diretamente do governo baiano pelo valor de R$ 287,8 milhões. Na primeira fase de obras, serão construídas 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m2. As antigas instalações do complexo da Ford serão destinadas a fornecedores de partes e peças dos novos veículos.

A BYD, que hoje importa seus veículos comercializados no Brasil, vai fabricar na Bahia o BYD Dolphin; o BYD Song Plus, híbrido plug-in com autonomia de 1.000 quilômetros; o BYD Yuan Plus, 100% elétrico; e o BYD Dolphin Mini (foto), recém-lançado no Brasil. A expectativa com a produção local é tornar os carros da marca mais competitivos em termos de preços.

Em 2023, a BYD, que também fabrica módulos solares fotovoltaicos e baterias, consolidou-se como líder do mercado de veículos eletrificados no Brasil. Em território nacional, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a empresa comercializou 2.523 carros elétricos, com 69,8% do segmento. Em veículos híbridos, a BYD também foi a marca que mais emplacou, com 1.900 unidades e 28% de participação.

Já globalmente, em 2023 a BYD ainda vendeu menos do que a norte-americana Tesla. Ao todo foram 1.808.581 carros, abaixo dos 1.830.000 unidades da empresa de Elon Musk. Mas pela primeira vez os chineses lideraram as vendas globais em um trimestre, o que aconteceu no último do ano passado, quando foram comercializados 530 mil veículos da BYD, contra 485 mil da Tesla.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025