A empresa Sun Mobi, especializada na negociação de assinaturas por geração solar compartilhada, divulgou ter mais do que dobrado a quantidade de energia entregue aos assinantes de sua plataforma nos estados de São Paulo e Paraná. Segundo a empresa, foram transacionados créditos referentes a 18,4 GWh em 2023, contra 8,1 GWh do ano anterior.

De acordo com comunicado da empresa, o crescimento se deve a plano de expansão realizado em 2022, com inauguração de novas usinas nos dois estados, localizadas nas áreas de concessão das distribuidoras CPFL Piratininga e CPFL Paulista, em São Paulo, e da Copel, no Paraná. Sem revelar onde ficam as usinas, ao todo elas atendem a 473 municípios paulistas e a 395 paranaenses.

Segundo o sócio-diretor da empresa, Alexandre Bueno, está no planejamento de 2024 novas expansões em outras regiões, quando será possível chegar a um volume de contratação de 50 GWh. Para ele, esse tipo de contrato por assinatura está crescendo exponencialmente no país, por evitar investimentos em sistemas de energia solar próprios pelos clientes.

Ainda segundo ele, de janeiro a dezembro de 2023 a economia média na conta de luz dos assinantes foi de 10%. Atualmente, a companhia fornece energia solar para centenas de unidades consumidoras, em sua grande maioria pequenas e médias empresas, entre padarias, restaurantes, escritórios comerciais e até residências.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025